Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quinta - 20 de Fevereiro de 2014 às 06:21

    Imprimir


Deputado estadual Ezequiel Fonseca, presidente regional do PP
Deputado estadual Ezequiel Fonseca, presidente regional do PP
O deputado estadual Ezequiel Fonseca, presidente regional do PP estará na próxima sexta-feira (21), participando do Fórum de Integração Comercial Sul Americana. O evento coordenado pelo Rotary Club será realizado no Cine Xin, localizado na região central do município de Cáceres.

A discussão será em torno da integração e o intercambio comercial entre os países andinos, como Bolívia, Peru, Chile e Brasil. Conforme Geraldo Leão, coordenador do Rotary o evento irá potencializar a troca de informações com intermediação de diversos atores envolvidos que resultará em encaminhamentos decisivos a nível governamental e empresarial.

Empresários do setor portuário e lideranças políticas dos países confirmaram presença no Fórum.

No mês de outubro do ano de 2013, o deputado Ezequiel integrou uma comitiva formada pelo Rotary e representantes da região oeste de Mato Grosso e partiram para uma missão oficial no Chile. Na viagem, alternativas de rotas e opções de portos do Pacífico foram avaliadas para serem utilizadas como corredores, destacando a capacidade de exportação de cargas de cada um, o movimento anual e a sua disponibilidade.

Na ocasião, Fonseca, incentivador do projeto destacou que saídas rodoviárias através da Bolívia para os portos do Pacífico permitiriam economizar percurso a partir de zonas produtoras, possibilitando o tráfego de mercadorias e passageiros. No entanto, observou a necessidade de uma infraestrutura adequada que garanta o transporte internacional, bem como os acordos comerciais.

Ezequiel justifica que a saída para o Pacífico possui uma característica única, diferenciando das demais. Ela é de molde a proporcionar uma reversão de expectativas em região fronteiriça brasileira situada dentro da sua região de influência. Colocando em situação mais privilegiada em termos de desenvolvimento potencial as regiões mais afastadas dos grandes centros colonizados.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12724/visualizar/