Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
TRÂNSITO
Terça - 18 de Fevereiro de 2014 às 11:43

    Imprimir


A Operação Lei Seca será lançada nesta quinta-feira (20), às 9h, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá.
A Operação Lei Seca será lançada nesta quinta-feira (20), às 9h, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá.
Membros da Câmara Temática de Trânsito, do Gabinete de Gestão Integrada (GGI), se reuniram na segunda-feira (17.02), na Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), para realizar os últimos ajustes do lançamento da Operação Lei Seca, que tem como objetivo coibir a ingestão de bebida alcoólica por condutores quando estiverem na direção de veículos automotores, evitando acidentes causados por embriaguez.

A Operação Lei Seca será lançada nesta quinta-feira (20), às 9h, na Praça das Bandeiras, em Cuiabá, aproveitando o inÍcio das festividades do Carnaval, período do ano no qual as pessoas mais ingerem bebidas alcoólicas.

A meta é que, no mínimo, dez mil condutores sejam abordados nas operações até o final deste ano, como forma de sensibilizá-los para que haja mudança de comportamento. As blitzes serão desenvolvidas em todo o Estado, pelas polícias Militar, Civil e Rodoviária Federal. Já o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) irá coordenar as ações através de palestras e ações educativas.

A promotora de Justiça, Márcia Borges Furlan, destaca a mudança comportamental como o principal alvo da campanha. “Nós pretendemos alcançar uma mudança de comportamento do cidadão, que hoje ingere bebida alcoólica, pega o volante sem o menor problema e constrangimento. Queremos, justamente, trabalhar para que essa atitude se extingua do comportamento social dos nossos jovens e dos mais velhos, que são os mais difíceis, pois trazem esse hábito arraigado”, explicou.

A Polícia Militar atuará com as medidas administrativas que são as abordagens aos motoristas e toda a parte de notificação, conforme destacou a comandante do Batalhão de Trânsito da PM, major Grasielle Bugalho. “O motorista que estiver embriagado até 0,3 é considerado infração gravíssima, perde sete pontos na carteira e é notificado. Com o teor alcoólico acima de 0,3 além da parte das infrações administrativas, também infringirá como flagrante lavrado pela Polícia Civil com os delegados da Delegacia de trânsito que estarão no local para arbitrar a fiança”, pontuou a Major.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12750/visualizar/