Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 17 de Fevereiro de 2014 às 15:05
Por: Vanessa Lima

    Imprimir


O Repórter do Araguaia
Prefeito de São Félix do Araguaia - MT, José Antonio (Baú) juntamente com a secretária de Saúde, Gildene
Prefeito de São Félix do Araguaia - MT, José Antonio (Baú) juntamente com a secretária de Saúde, Gildene

A empresa TECNOR Indústria e Comércio LTDA EPP contratada e responsável pela obra da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em São Félix do Araguaia – MT, participou e venceu o processo licitatório apresentando o atestado de capacidade exigido no edital. Seus índices de liquidez e de endividamento, obtidos por meio do balanço patrimonial e exercício financeiro, e, na época, estes índices davam total condição para que a empresa assumisse a obra. Apresentou documentos de clientes como: Embratel, Ministérios da Marinha, Exército e Aeronáutica, Petrobrás, Embaixadas da China e dos Estados Unidos, também documentos de construções de obras nas seguintes capitais; Brasília, Curitiba, Porto Velho, Rio de Janeiro.

A ordem de serviço para a construção da  UPA foi assinada no dia 04 de outubro do ano de 2013, pelo o Prefeito de São Félix do Araguaia, Antonio José de Almeida (Baú), a empresa TECNOR Engenharia foi representada por Manassés Mendes de Mattos como Diretor Executivo e Rúbia Diretora Presidenta. A UPA deu inicio a construção ao lado do prédio novo do Hospital Regional. Os recursos investidos são aproximadamente no valor de R$ 1.300.000,00. Com entrega prevista para outubro de 2014.

A empresa vem sendo denunciada como caloteira, pois deixou a cidade devendo diversas empresas que forneceram equipamentos e materiais de construção à empresa TECNOR. Tentamos falar por telefone com alguém responsável pela empresa, mas ninguém atendeu as ligações da redação de “O Repórter do Araguaia”. Há informações que a construtora está falida mesmo com o contrato firmado em São Félix do Araguaia e deixando muito a desejar.

Além da empresa não conseguir executar o cronograma físico da obra, que está paralisada, sustou os cheques dos credores e deixou os funcionários em situação irregular sem salários que soma mais de R$ 43.000,00 (quarenta e três mil reais). Dias atrás o secretário de administração comentou a situação, quando praticamente confirmou as irregularidades que vem sendo apontadas dizendo conhecer a informação da falta do registro em carteira dos trabalhadores, cópia do livro de empregados, registro dos prestadores de serviço e guias de recolhimento de natureza trabalhista, INSS e FGTS. A prefeitura municipal já notificou a empresa TECNOR para que a mesma apresente a documentação no prazo de cinco dias, sob a pena de aplicação das penalidades prevista no contrato.

Além da empresa Henke Comércio e Materiais para Construção (Renascer), os empresários Manoel Rodrigues Lopes - proprietário do Depósito de Areia e Adebaldo Dias da Silva, além de diversos trabalhadores que foram contratados e não receberam. O “calote” que a Construtora Tecnor Ltda-EPP deu na praça, quebrou no meio do caminho, deixando o Executivo “falando sozinho”. O empresário Manoel conhecido popularmente como Manoel da Areia, colocou um faixas como protesto e impedindo a empresa venha usar a areia que resta no local sem antes lhe pagar o que deve.

Os cheques que a empresa pagou os credores estão em nome de: Gasparina Pacheco Pires da Caixa Econômica de Barra do Garças – MT.

O Prefeito de São Félix do Araguaia - MT; José Antonio (Baú) juntamente com a secretária de Saúde, Gildene estão adotando procedimentos legais para finalizar contrato, com a empresa TECNOR no trâmite legal e depois abrir um novo processo licitatório para que a obra continue e seja finalizada. “Alguma coisa tem que fazer, porque não pode deixar perpetuar”, alertou o Prefeito.

O endereço da empresa fica na cidade de Colombo – Paraná na Rua Dulcidio Falavinha, 1608, Bairro Guaraitubae e telefones para contatos na capital Brasília – DF.

 

Segue as cópias dos cheques sustado a baixo:

 

 









URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12766/visualizar/