Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Domingo - 02 de Fevereiro de 2014 às 10:15

    Imprimir


 Dentro de 30 dias deve ser apresentada uma proposta para a criação de um programa de desenvolvimento da suinocultura para Cuiabá. O objetivo é que depois de implementado, o programa englobe questões como defesa sanitária, consumo, comercialização da carne suína em feiras livres, além de estímulo a novos suinocultores e capacitação dos já existentes. O projeto é uma parceria entre a Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) e a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá.

“Esse programa vem alicerçar uma questão muito importante que é a de organização do setor. Temos pequenos produtores na área rural de Cuiabá, e eles precisam ser capacitados, especialmente com relação à questão sanitária. Precisamos garantir que o alimento que chega à população seja de qualidade”, disse o diretor executivo da Acrismat, Custódio Rodrigues. Para ele, a participação do poder público municipal é fundamental para que o setor consiga se organizar e se qualificar.

Atualmente em fase de elaboração, o programa deve fazer um trabalho voltado tanto para o produtor como para a comercialização da carne suína em Cuiabá. Inicialmente, será realizado um cadastro dos suinocultores, identificando problemas principalmente de ordem sanitária e convidando-os para um processo de qualificação através de cursos. A intenção é que as propriedades localizadas principalmente na área rural de Cuiabá tenham um cronograma de adequação aos requisitos previstos na legislação para questões sanitárias, de saúde animal e de meio ambiente, em especial.

As feiras livres e os mercados do Porto, da Miguel Sutil e do Verdão também devem receber ações do programa. “Nós iremos, dentro deste plano, estabelecer mecanismos de controle de comercialização para que os produtos estejam de acordo com as regras de vigilância sanitária”, explicou o diretor de Agricultura e Abastecimento a Secretaria de Trabalho e Desenvolvimento Econômico de Cuiabá, Jilson Francisco.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/12888/visualizar/