Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Sexta - 03 de Janeiro de 2014 às 06:55

    Imprimir


12 carretas que transportam os trens saíram do Porto de Santos na sexta-feira (27.12) e começaram a chegar em Cuiabá
12 carretas que transportam os trens saíram do Porto de Santos na sexta-feira (27.12) e começaram a chegar em Cuiabá

Já estão no Porto Seco de Cuiabá mais quatro Veículos Leve sobre Trilhos (VLTs), totalizando cinco composições em solo mato-grossense. As 12 carretas que transportam os trens saíram do Porto de Santos na sexta-feira (27.12) e começaram a chegar no Porto Seco Cuiabá na terça-feira (31.01).

O processo burocrático para liberação dos veículos está em andamento e a expectativa é que as composições sejam encaminhadas nesta sexta-feira (03.01) ao pátio de estacionamento do VLT no Centro de Manutenções, em Várzea Grande.

O processo logístico, planejado e executado pela MAC Logistic, foi o mesmo do primeiro veículo, que chegou em Cuiabá no dia 6 de novembro e entregue no CM dois dias depois. A empresa é especializada em logística integrada e carga projeto, com 28 anos de mercado, e foi contratada pelo Consórcio VLT Cuiabá-Várzea Grande. Os trens foram fabricados e embarcados pela CAF Brasil, uma das empresas integrantes do Consórcio VLT, e responsável pelo fornecimento do material rodante (trens e sinalização ferroviária).

Assim como na viagem do primeiro VLT, as carretas viajam apenas durante o dia, com uma velocidade média de 40 km/h e monitoramento via satélite 24 horas por dia, durante todo o trajeto. A distância entre Santos e Cuiabá é de aproximadamente 1.800 quilômetros.

Sobre os VLTs - Ao todo serão entregues 40 VLTs, sendo que a última carga está prevista para chegar a Cuiabá em maio de 2014. Cada VLT é composto por sete módulos, com capacidade para transportar até 400 pessoas (por veículo). Entre os benefícios do novo modal está a oferta de um serviço de transporte público regular e de qualidade, confiável, confortável e seguro; redução da emissão de gases poluentes (pois é elétrico, com subestações próprias) e de ruídos; além de integrar o aeroporto à rede hoteleira e ao centro histórico de Cuiabá.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13107/visualizar/