Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quarta - 04 de Dezembro de 2013 às 18:28

    Imprimir


Na próxima sexta-feira (06.12), Cuiabá será sede do Seminário requerido pelo deputado federal Valtenir Pereira (Pros-MT), que debaterá a implantação e expansão da malha ferroviária no Estado de Mato Grosso, obra incluída no PAC-2, especificamente sobre o empreendimento da Ferronorte no traçado Rondonópolis-Cuiabá-Santarém. O Seminário será realizado no Auditório Otacílio Borges Canavarros, na Federação das Indústrias de Mato Grosso, das 14 às 18 horas.

Participarão do seminário, representantes da Empresa de Planejamento e Logística S.A. – EPL, e da Agência Nacional de Transportes Terrestres - ANTT, que farão a apresentação técnica do projeto, incluindo trechos, extensão, edital, licenciamentos, regras, modelos de concessão e custos.

Após a apresentação, será aberto espaço para debate entre os presentes que poderão fazer perguntas e esclarecer as principais dúvidas relacionadas à implantação e extensão da malha ferroviária no Estado.

Os Seminários Externos requeridos pelo deputado Valtenir junto à Comissão de Viação e Transportes com o objetivo de debater a implantação e ampliação da malha ferroviária no estado de Mato Grosso, já foram realizados nos municípios de Água Boa e Lucas do Rio Verde para debater a Ferrovia de Integração do Centro Oeste (FICO).

Segundo Valtenir, as ações direcionadas à expansão da malha ferroviária no país devem integrar prioritariamente a pauta de debates da Comissão de Viação e Transportes. O parlamentar afirmou ainda que as ferrovias permitirão a ligação das áreas de produção agrícola e mineral a portos, indústrias e mercado consumidor, criando um ambiente competitivo para o defasado mercado de transporte de cargas do Brasil, além de fomentar a inserção de novos investimentos no setor com a interligação das principais regiões produtivas do país, tornando-se peça fundamental para atração de investimentos, geração de emprego e renda para Mato Grosso.

"Pretendo conhecer o cronograma do processo licitatório, o traçado, status do projeto, cronograma de obras, dentre outras questões atinentes ao empreendimento, tudo com vistas a colher o máximo de informações para que possamos contribuir da melhor forma com os encaminhamentos dados pelo Poder Executivo", destacou o federal.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13292/visualizar/