Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sexta - 29 de Novembro de 2013 às 15:40

    Imprimir


Foto: Delcio JB
Após 10 anos de criação e implantação do Bolsa Família pelo Governo Federal, hoje essa ação é reconhecida como o maior programa de transferência de renda do mundo.

O Prefeito, Walace Guimarães, a primeira-dama e secretária de Saúde, Jaqueline Guimarães e o secretário de Assistência Social, Silvio Fidélis realizaram uma comemoração alusiva aos 10 anos de criação do programa.

O evento aconteceu na manhã desta sexta-feira (29/11), a partir das 9 horas, no Centro de Referência em Assistência Social (CREAS) – antiga Casa do Menor, situado na Rua Castelo Branco, bairro Água Limpa.

O Bolsa Família é sinônimo de uma política inclusiva em que objetiva melhorar as condições de vida dos brasileiros, principalmente aqueles que estão na linha da extrema pobreza. As famílias que percebem até R$ 80,00 per capta de renda familiar, e que comprovem essa condição, são beneficiados pelo programa.

Várzea Grande encerra o ano em comemorações, pois no município os favorecidos pelo programa rompeu a marca de 17 mil benefícios concedidos. Após estudos junto a Caixa Econômica Federal (CEF), técnicos da Assistência Social, conseguiram comprovar as demandas dos várzea-grandenses e neste mês o benefício foi estendido para mais novecentas famílias.

“Parabenizo o prefeito Walace Guimarães que vem desenvolvendo uma gestão comprometida com o social e proporciona a população várzea-grandense usufruir do benefício. É um valor que faz a diferença na renda da família. O município tem a obrigação de assistir seus munícipes lhe direcionando investimentos e benefícios”, destacou a superintendente estadual de transferência de renda, Laurair Grossi Ribeiro.

O cadastro do Bolsa família no município registra mais de 17 mil beneficiários. A secretaria de Assistência Social registra em relatórios que nesse universo, 49% são de crianças e mulheres acompanhadas pela rede de saúde, 80% das famílias já realizaram atualização cadastral e 94% das crianças e adolescentes estão frequentando as escolas.

“É um trabalho em conjunto com secretarias e parceiros que focam em uma política social. Além de promover o crescimento e progresso para o município com obras e projetos, precisamos olhar cuidadosamente para as famílias no tocante as suas condições alimentares, da educação dos jovens e da sua segurança. Enfrentamos uma gestão difícil neste ano, mas estamos conseguindo vencer e atender a muitas demandas, por meio de um dedicado trabalho”, destacou a primeira-dama e secretária de Saúde, Jaqueline Beber Guimarães.

Em abertura aos trabalhos houve a entrega simbólica a alguns beneficiados presentes no evento realizados pelo prefeito, Walace Guimarães, primeira-dama e secretária de Saúde, Jaqueline Beber Guimarães, secretário de Assistência Social, Silvio Fidelis, deputado estadual, Emanuel Pinheiro e o vereador Ivan dos Santos “Ivan do PT”.

Na CAIXA foi detectado que mais de três mil cartões não chegaram aos respectivos destinatários, por endereços incompletos que dificultaram as entregas.  A secretaria de Assistência Social realizará um mutirão junto com a CAIXA para que até o dia 22 de dezembro, todos os cartões sejam entregues aos cadastrados pelo município no programa.

“Não podemos permitir que por qualquer motivo que seja essas famílias fiquem prejudicadas pela falta do recebimento do benefício. Estamos desenvolvendo um trabalho com afinco para levar informações e principalmente o benefício a quem é de direito e precisa”, informou o gestor do Bolsa Família de Várzea Grande, Sérgio Dorival Aliende.

O secretário de Assistência Social, Sílvio Fidelis, lembrou ainda que esse trabalho é um somatório de esforços dos governos federal, estadual e municipal para oportunizar o crescimento para a população. “O Bolsa Família foi um dos projetos em que dispensamos um cuidado todo especial, mas pretendemos ainda desenvolver e fomentar muitos outros na área social para atendermos nossa sociedade com a agilidade e eficiência que merece”, pontuou.

Todo o trabalho que até o momento foram desenvolvidos pelas secretarias municipais envolvidas diretamente com programas sociais, a exemplo do Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida, estão realizando fiscalizações intensivas para que possam usufruir os indivíduos que realmente tenham o direito.

“Estamos trabalhando com seriedade e compromisso com a nossa sociedade, mas também queremos que a população esteja nessa mesma sintonia. Não admitiremos que pessoas mal intencionadas usurpem de benefícios de programas e do dinheiro público ao qual não tenha o devido direito. O Bolsa Família e Minha Casa Minha Vida são ações sociais destinadas a uma determinada parcela da sociedade, que no momento está passando por necessidades, mas o nosso trabalho é sério e pretendemos reverter esse quadro e proporcionar a cidadania, qualidade de vida e acima de tudo, dignidade humana à todos os cidadãos sem distinções”, finalizou o prefeito, Walace Guimarães.

Durante a manhã, a equipe da secretaria de Assistência Social realizou a entrega dos cartões às famílias cadastradas. De posse do cartão o beneficiário pode se dirigir a qualquer agência da CAIXA ou lotéricas para sacar e usufruir do benefício.







URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13325/visualizar/