Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Terça - 26 de Novembro de 2013 às 18:14
Por: Do G1, em Brasília

    Imprimir


Presidenta Dilma Roussef
Presidenta Dilma Roussef

Às vésperas de a presidente Dilma Rousseff promover uma reforma ministerial, o PTB aproveitou nesta terça-feira (26) um almoço no Palácio da Alvorada, ao lado de outros três partidos da base governista, para pedir à chefe do Executivo o comando do Ministério da Integração Nacional, relatou o líder da legenda no Senado, Gim Argello. A pasta era administrada até outubro pelo PSB, mas foi entregue à presidente da República na ocasião em que o partido do governador de Pernambuco, Eduardo Campos, deixou a base aliada.

Apesar de frequentemente votar alinhado com os interesses do governo no Congresso Nacional, o PTB nunca ocupou um ministério na gestão Dilma. Agora, no entanto, a sigla passou a pleitear um assento na Esplanada dos Ministérios.

“Nas negociações, colocamos abertamente a nossa necessidade de ter um ministério. Ela [Dilma] entendeu que temos o direito de pedir e disse que vamos sentar novamente para conversar”, enfatizou ao G1 Gim Argello.

A assessoria de imprensa do Palácio do Planalto disse ao G1 que não comentaria o assunto.

Em março, na ocasião em que Dilma discutia a troca do então ministro dos Transportes, Paulo Sérgio Passos, o PTB chegou a enviar recados à presidente por meio de interlocutores ressaltando o interesse de assumir a pasta. Porém, o pedido não foi atendido e o ministério continuo sob o comando do PR.

Para afagar o aliado informal, Dilma indicou, em junho, o presidente nacional do PTB, Benito Gama, para a vice-presidência de governo do Banco do Brasil.

Reforma ministerial
De acordo com o senador Gim Argello, a presidente da República disse “entender” a reivindicação do PTB e prometeu voltar a sentar à mesa com a legenda para conversar sobre o assunto. O senador petebista destacou que Dilma deve tratar sobre as mudanças em seu primeiro escalão somente em janeiro.

Além de Gim Argello, também participaram do almoço na residência oficial da Presidência da República outros integrantes do bloco União e Força, formado por parlamentares de PTB, PRB, PSC e PR. Também estavam presentes no encontro a ministra de Relações Institucionais, Ideli Salvatti, e o atual ministro dos Transportes, César Borges.



 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13352/visualizar/