Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Terça - 05 de Novembro de 2013 às 06:26

    Imprimir


Comitiva liderada pelo Rotay Club de Cáceres em parceria com deputado Estadual Ezequiel Fonseca (PP)
Comitiva liderada pelo Rotay Club de Cáceres em parceria com deputado Estadual Ezequiel Fonseca (PP)
Uma comitiva liderada pelo Rotay Club de Cáceres em parceria com deputado Estadual Ezequiel Fonseca (PP) buscou em missão oficial ao Chile na última semana a Integração Comercial Sul Americana. A ação teve por objetivo estreitar os laços com os países vizinhos visando impulsionar o intercambio comercial.

A proposta defendida pela comitiva prevê a viabilização e implantação de um corredor de exportação com início no município de Cáceres passando pela Bolívia, Peru e Chile, onde há portos marítimos.

Apontado como maior produtor de grãos, Mato Grosso será beneficiado em diversos aspectos, dentre eles, na logística com a diminuição do fluxo de carretas, menor custo do frete e tempo de percurso. O trajeto deve também desafogar os Portos de Santos e Paranaguá que se encontram sobrecarregados. No entanto, durante a viagem foi observada a necessidade de uma infraestrutura adequada que garanta o transporte internacional.

O prefeito de Cáceres, Francis Maris, integrante da comitiva destacou que o Estado será beneficiado economicamente. “Com essa rota de interação, os exportadores terão um preço mais competitivo”. Em contrapartida, ele frisou que durante a viagem foram encontradas algumas dificuldades com a Bolívia. “Será necessário encontrar uma alternativa de importação para a Bolívia justificando o investimento em infraestrutura que eles deverão fazer no corredor.”

O presidente da Câmara de Cáceres, Alvasir Alencar salientou que a viajem de intercambio foi fundamental iniciando o processo. “Percebemos o interesse dos Chilenos na implantação do traçado, principalmente, porque é um país com apenas 3% de terras aproveitáveis, ou seja, necessitam dos alimentos produzidos no Brasil.”

Segundo ele, o Rotary está fazendo um trabalho de extrema importância, pois encabeçou diplomaticamente o projeto. “O Rotary tem acesso a ONU, isso facilitará a conciliação entre os países envolvidos e nos tratados comerciais”.

Washington Calado Barbosa, presidente do Rotary de Cáceres, lembrou que a união do poder público, entidades privadas e sociedade civil organizada dos países são fundamentais no processo. “A nossa intenção foi provocar os países; despertamos o interesse deles, e conseguimos acioná-los para uma segunda reunião no primeiro semestre de 2014 para tratar da viabilidade do trajeto que ligará Mato Grosso ao oceano Pacífico, isso fomentará o comercio por todo o trecho”.

Geraldo Leão da Silva, idealizador da proposta e membro do Rotary explicou que a discussão sobre o traçado iniciou no ano de 1993 e foi retomado diante a viabilidade da rota. “Especialistas fizeram um estudo sobre a viabilidade do trajeto. O próximo passo será unir o setor produtivo do Estado e direcionar as diretrizes para a aplicação do projeto”. Ele agradeceu o apoio do deputado Ezequiel, representante da região oeste.

Ezequiel destaca que a saída para o Pacífico possui uma característica única, colocando em situação mais privilegiada em termos de desenvolvimento potencial a região fronteiriça, mais afastadas dos grandes centros.

Abrangendo o Estado de Mato Grosso, são muitos os produtos a serem exportados da região de influência do corredor para o Pacífico como, por exemplo, produtos agrícolas, produção extrativista vegetal, carnes e produtos industrializados.  Já o Brasil pode exportar por meio da rota para a Bolívia, Chile e Peru, produtos como veículos, eletrodomésticos, eletrônicos, produtos alimentícios, de limpeza, carne e seus derivados, entre outros. E os países podem nos oferecer fosfato, cobre, sal, enxofre, petróleo, farinha de peixe, além de frutas como a uva, maça, pêra, ameixa, bem como fomentar o turismo, dessa forma todos podemos lucrar na relação comercial com esse países.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13498/visualizar/