Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PARALISAÇÃO
Quinta - 10 de Outubro de 2013 às 18:06

    Imprimir


O presidente da Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura e Desporto, deputado estadual Alexandre César (PT), participou da reunião entre a direção do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) e a Secretaria de Estado de Educação. Ele disse esperar que categoria aceite a proposta já que o governo já se comprometeu encaminhar a mensagem de lei para a Assembleia Legislativa após o fim da greve e ainda garantiu que suspenderá todas as medidas administrativas (corte de ponto, processos disciplinares, rescisão de contratos temporários) caso a paralisação seja suspensa até dia 14 de outubro.

Os professores paralisaram as atividades no dia 12 de agosto e rejeitou por duas vezes as propostas apresentadas pelo governo do Estado. No entanto, na reunião desta quinta-feira o governo já mostrou o projeto de lei pronto que deverá ser encaminhado para Assembleia. Esta era uma das reivindicações da categoria.

Quanto à dobra salarial com início imediato, o governo do Estado sugeriu reuniões bimestrais com a direção do sindicato para apresentar as condições financeiras da pasta e assim que possível iniciar o reajuste. A princípio sindicato exigia que a dobra ocorresse em sete anos, mas o governo propôs um tempo de 10 anos, com início a partir de 1º de maio.

A proposta do Estado também contempla o pagamento da hora-atividade dos professores contratados exigido pela categoria, porém, em três parcelas – sendo uma por ano. Alexandre César, que esteve acompanhado também do líder do governo na reunião, deputado Jota Barreto, destacou que já houve avanços e trabalha para que haja um acordo o mais rápido possível, garantindo o retorno dos professores para a sala de aula. 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13706/visualizar/