Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PARALISAÇÃO
Domingo - 29 de Setembro de 2013 às 23:39

    Imprimir


Um grande espaço de discussão foi aberto com os cerca de 1 mil delegados que fizeram parte da plenária
Um grande espaço de discussão foi aberto com os cerca de 1 mil delegados que fizeram parte da plenária

A luta por valorização profissional foi reafirmada no 15º Congresso Estadual do Sintep/MT, que terminou neste domingo (29), no Hotel Fazenda Mato Grosso em Cuiabá.  Durante a plenária deliberativa, que debateu as propostas de emendas ao texto-base a categoria apontou a necessidade de diminuir as distorções entre as carreiras das redes municipais e estadual.

Um grande espaço de discussão foi aberto com os cerca de 1 mil delegados que fizeram parte da plenária deliberativa na manhã de hoje. Proposta por proposta de emenda os trabalhadores da educação, representando seus municípios, foram avaliando e deliberando as questões.

Desta forma o texto base, que norteia as ações do movimento sindical em Mato Grosso, foi sendo modificando com a participação de todos. Foram avaliados dentro do texto base o estatuto do Sintep/MT, o plano de lutas, a política educacional e sindical e conjunturas regional, nacional, internacional.

Para o presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT) Henrique Lopes do Nascimento a plenária foi uma grande construção realizada pelos profissionais da educação. “Superamos as expectativas do ponto de vista daquilo que a gente propôs para ser encaminhado. A partir daqui o Sintep/MT estará pronto para seguir em frente”, diz.

De modo geral os trabalhadores da educação pontuaram a necessidade de lutar cada vez mais pela valorização profissional. A distorção, ainda existe, entre redes municipais e estadual, causa grandes conflitos. Segundo Henrique o texto base prevê que estas diferenças sejam cada vez mais diminuídas, levando ao entendimento do Sistema Único de Educação (SUE).

Antes da abertura da plenária os estudantes do Colégio de Educação de Jovens e Adultos (Ceja) de Jaciara apresentaram a dança ao som da música Vermelho de Fafá de Belém.

O 15º Congresso Estadual do Sintep/MT iniciou dia 26 de setembro com palestras, meses de interesse até chegar à plenária deliberativa. Participaram especialistas em educação e pessoas do movimento sindical.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13823/visualizar/