Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 25 de Setembro de 2013 às 14:50

    Imprimir


Reunião convocada pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP)
Reunião convocada pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP)
A reitora da Universidade Federal de Mato Grosso, Maria Lúcia Cavalli sinalizou nesta quarta-feira (25), a expansão da UFMT no Estado, inclusive a possibilidade de implantação de um campus em Mirassol D’Oeste, município pólo da região oeste.

A afirmativa foi durante reunião, convocada pelo deputado estadual Ezequiel Fonseca (PP), com a participação dos deputados Ademir Brunetto e Ailton Português, prefeito Elias Leal, ex-prefeito Donizete, presidentes de câmara, vereadores, empresários e sociedade civil organizada.

Em sua justificativa, a reitora destacou a importância do envolvimento da sociedade no processo de reivindicação da UFMT. Porém, demonstrou a necessidade do comprometimento do governo federal porque a implantação de um campus universitário exige a realização de concurso para professor, técnico administrativo, recurso orçamentário para edificação de prédios, laboratórios, entre outros.

“A universidade não tem autonomia para bancar a instalação de um campus, é preciso que esteja dentro da vontade política do governo federal, por isso a importância da mobilização para sensibilizar o governo dessa necessidade do nosso Estado”. Ela destacou que aguarda uma reunião da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes, representante oficial das universidades federais com a presidenta Dilma Rousseff ainda em 2013 para que seja oficializada a expansão do campus em Mato Grosso.

Ezequiel frisou que a realização da reunião completa um ciclo, pois foram realizadas diversas mobilizações na região oeste, entre audiência pública, reunião com o governador, com ministro da Educação, Aloísio Mercadante e com a reitora Maria Lúcia.

“O nosso compromisso é continuar nessa luta, buscando apoio da bancada federal, entre deputados e senadores junto a presidente, mobilizando os prefeitos da região que estão juntos nesse projeto, assinando e pontuando em um documento a necessidade de Mirassol receber a unidade da UFMT”. E ponderou que os municípios da região oeste fazem parte da faixa de fronteira, onde há grande incidência de tráfico de drogas, por isso a importância da educação para os jovens.

Elias Leal, prefeito, disse que todo município clama por esse campus, pois não há nenhuma sala presencial na cidade. “Um caminho foi trilhado, são mais de 100 mil habitantes em Mirassol e em torno sonhando com a universidade, diariamente 10 ônibus fazem o trajeto para outros municípios”. Durante reunião, o gestor entregou um documento à reitora cedendo o espaço para estrutura física da universidade como forma de contribuição.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13869/visualizar/