Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quinta - 19 de Setembro de 2013 às 17:21

    Imprimir


Roberto Stuckert Filho/Pres. República
Dilma Rousseff inaugura terminal ferroviário de Rondonópolis
Dilma Rousseff inaugura terminal ferroviário de Rondonópolis

O governador Silval Barbosa e a presidente Dilma Rousseff inauguraram nesta quinta-feira (19.09) o Complexo Intermodal de Rondonópolis e a expansão da Ferronorte no trecho entre Alto Araguaia e Rondonópolis. Durante a cerimônia, Silval lembrou a luta do Estado pela ferrovia e a necessidade de melhorar a estrutura logística do Brasil. Ele também destacou a produção agrícola de Mato Grosso e importância da viabilização de estrutura para o escoamento da produção.

“Estamos correndo atrás para eliminar a fragilidade da infraestrutura logística do Brasil. Os grandes países sempre investiram no transporte ferroviário”, disse Dilma. “A logística não é só o transporte de cargas. São as pessoas também”, completou.

Ela frisou que a inauguração do Terminal de Rondonópolis vai tirar a o tráfego pesado de dentro da cidade. Segundo Dilma, a ferrovia reduz custos e melhora a vida das pessoas. “A ferrovia não é apenas os dois trilhos, o terminal. Vai facilitar o transporte, vai facilitar o escoamento da produção, mas também vai produzir o desenvolvimento de Rondonópolis”.

A presidente destacou que Silval tem sido um parceiro fundamental do Governo Federal. Segundo ela, sem o esforço do governador, não seria possível completar o projeto do terminal. Dilma ainda lembrou outros projetos e enfatizou a “parceria republicana” com o Estado. “O governador falou da produção de Mato Grosso, dobrada nos últimos quatro anos. Isso mostra a pujança desse Estado, responsável pelo respeito do Brasil no Exterior”.

Silval enalteceu a produtividade agrícola de Mato Grosso, que foi duplicada nos últimos quatro anos. Por isso, o governador lembrou da importância de se investir na logística do Estado, ao citar as rodovias BR-163 e BR-158, além da Ferronorte. “Se Mato Grosso contribuiu com 60% do superávit primário do Brasil no ano passado, é porque a presidente Dilma está ajudando”.

No discurso, o ministro dos Transportes, César Borges, destacou a necessidade de investimento no transporte ferroviário no Brasil, tornando-o mais barato e eficiente. “Acho que Rondonópolis vai escrever uma página nova em sua história com a inauguração do Complexo: O maior da América Latina”. Borges revelou que pretende lançar o projeto da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste (Fico), que liga os municípios de Lucas do Rio Verde a Uruaçu (GO). A presidente também assumiu o compromisso de lançar o projeto.

O ministro e o governador assinaram a ordem de serviço para a elaboração do projeto executivo para duplicação da BR-163, no trecho entre Jaciara e São Vicente. Para Dilma, “a 163 é um outro elemento crucial para a integração de modais”.

O prefeito de Rondonópolis, Percival Muniz, classificou o momento como histórico. Já o presidente da América Latina Logística, Alexandre Santoro, frisou que o apoio do Governo do Estado foi primordial para a implantação do terminal em Rondonópolis.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13927/visualizar/