Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Segunda - 16 de Setembro de 2013 às 16:03
Por: Do G1, em Brasília

    Imprimir


Foto: Jane Araújo/Presidência do Senado
O senador José Sarney (PMDB-AP), à dir., conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)
O senador José Sarney (PMDB-AP), à dir., conversa com o presidente do Senado, Renan Calheiros (PMDB-AL)

O senador José Sarney (PMDB-AP) retornou nesta segunda-feira (16) ao Senado Federal para participar de sessão em homenagem aos 70 anos da criação do território federal (atualmente estado) do Amapá.

A volta do parlamentar se deu após 54 dias de afastamento devido a uma internação que durou 24 dias, entre o final de julho e agosto.

Aos 83 anos, Sarney foi internado em 28 de julho, no Hospital UDI, em São Luis, capital maranhense, após passar mal durante o casamento de uma de suas netas. No dia 31 de julho, seguiu para São Paulo, onde foi diagnosticado com dengue aguda e quadro de pneumonia. Ele ficou internado no hospital Sírio-Libanês, de onde recebeu alta no último dia 21, após passar por cateterismo.

Na volta ao Senado, Sarney se sentou à mesa do plenário ao lado do presidente da Casa, Renan Calheiros (PMDB-AL), e do senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), para participar da homenagem ao estado que ele representa no Legislativo. Sarney discursou na tribuna por mais de 20 minutos.

“Há 54 dias, eu estava ausente desta Casa, licenciado por motivo de doença e fiz um certo esforço para estar hoje aqui e reassumir o meu mandato nesta sessão, porque achei que era do meu dever, da minha satisfação não estar ausente num momento em que nós nos juntamos, [nós] do Amapá e o povo brasileiro, para comemorar esta data tão significativa”, disse Sarney.

Apesar de ter carreira política nao Maranhão, onde membros de sua família ocupam cargos políticos, Sarney mudou o domicílio eleitoral para o Amapá na década de 1990 para concorrer ao Senado. 

A unidade federativa com população estimada em 734,9 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, só foi elevada à categoria de estado em 1988, período em que Sarney ocupava a presidência da República.

“A vontade de seu povo [do Amapá] me trouxe de volta a esta Casa [em 1991]. E assim, o Amapá, que era um novo estado criado em 88, quando eu era presidente da Republica, passou a ter também um ex-presidente da República”, discursou.

Somando todos os mandatos, Sarney já ocupou o cargo de senador por 38 anos. Ele foi eleito pela primeira vez para uma cadeira no Senado em 1971, mas desde 1991 Sarney representa o Amapá no Legislativo.

“Liguei-me ao Amapá não só pela política, mas pelas ações como a criação da Universidade do Amapá e também pela faceta da minha vida do intelectual. E assim escrevi a história do Amapá: ‘Amapá: a terra onde o Brasil começa. [...]É uma contribuição minha que dei pelo lado intelectual”, declarou. Sarney é membro da Academia Brasileira de Letras desde 1980.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/13957/visualizar/