Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COMUNICAÇÃO
Terça - 10 de Setembro de 2013 às 18:14

    Imprimir


Cuiabá sediará no próximo dia 27 de setembro o maior evento sobre rádio da região Centro Oeste: o “III Seminário Mato-grossense  de Rádio – A nova era do Rádio”. O encontro integra as festividades alusivas ao Dia do Rádio, comemorado anualmente em 25 de setembro.

O evento, promovido pelo Escritório do Rádio em conjunto com vários parceiros, será realizado no Auditório do “Espaço Cultural Liu Arruda” do Tribunal de Contas do Estado TCE/MT, no Centro Político Administrativo - CPA,  das 08:00 às 23:00h.

O seminário tem como finalidade fortalecer o rádio como canal de divulgação de informações, cultura e entretenimento; valorizar o rádio como um dos mais importantes veículos de comunicação de Mato Grosso e fomentar medidas de fortalecimento do rádio como meio de comunicação de massa.

“O rádio tem um papel social fundamental, agindo como um instrumento de transformação social. É também o veículo de comunicação mais popular que existe, o que está mais próximo do cidadão. Depois de 90 anos da primeira transmissão oficial no Brasil, o rádio passa por um processo de reinvenção, acelerado pelas novas tecnologias o que vai resultar em uma nova era para o rádio”   destaca o jornalista Jurandir Antonio Francisco, presidente da comissão organizadora do Seminário.

PROGRAMAÇÃO

O “III Seminário Mato-grossense de Rádio – A nova era do Rádio”, vai reunir jornalistas, radialistas, publicitários, professores, estudantes de comunicação social, representantes de emissoras de rádio da capital e do interior e amantes do rádio.

Além das atividades específicas, palestras, mesa redonda, exposições e debates envolvendo o veículo rádio, o evento tem na programação atrações culturais regional e nacional.

O encontro será aberto com a palestra “Da era de ouro a nova era -o rádio garante seu espaço como veículo de comunicação de massa”.  Outro tema em analise será  “A gestão das emissoras de rádio no atual processo de reinvenção do rádio”. “Gestão eficiente aumenta faturamento”.

A programação vai dedicar espaço ainda a um tema muito atual “O Rádio no ambiente da internet. Rádio nas mídias sociais vende? Uma oportunidade para conhecer melhor as possibilidades de ampliar o potencial do rádio na internet.

A proposta da mesa que vai debater os dois temas é  refletir sobre o conservadorismo gerencial das emissoras no Brasil e avaliar o potencial do mercado publicitário para o rádio,  aprofundar as discussões e delinear caminhos para que o veículo rádio possa ampliar sua participação na verba publicitária.

À tarde os trabalhos seguem com a palestra sobre “O  Futuro das emissoras AM’s. A migração do Rádio AM para o FM fortalece o veículo”.  Outro tema que será abordado na primeira palestra da tarde é a questão do rádio digital no Brasil.

A última palestra do seminário vai tratar do marketing político eleitoral, com enfoque nas campanhas eleitorais. O tema das discussões será “Como aproveitar com eficiência a força do Rádio nas campanhas eleitorais”.

Os debates do evento terminam com a mesa redonda sobre “O jornalismo esportivo no Rádio”, um tema pertinente já que Cuiabá será sede da copa do mundo.

O encerramento do “III Seminário Mato-grossense de Rádio” será à noite. Ás 20:30 h, com a solenidade de entrega do “Troféu Nhô Boró”, em homenagem a profissionais que dedicaram boa parte da vida para construir a história do rádio em Mato Grosso.

O evento termina em alto astral com um voo cultural pelo país que mistura música, humor e histórias do rádio no Show regional “Beijo Brasileiro” com o artista mato-grossense Divino Arbuês e o espetáculo nacional “Comédia em Preto & Branco”  com os humoristas Marcelo Marrom e Rodrigo Capella. As apresentações acontecem na mesma data, também no auditório do TCE/MT.

As inscrições para o Seminário são gratuitas e podem ser feitas no site www.mtviaradio.com.br 

Mais informações sobre o Seminário
Fone: (65) 3624 9953
Facebook.com/seminarioderadio 

seminariodoradiomt@gmail.com 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14008/visualizar/