Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Sábado - 07 de Setembro de 2013 às 07:46

    Imprimir


Primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa
Primeira-dama e secretária de Estado de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa

A articulação política do Governo de Mato Grosso, por meio da Superintendência Estadual de Política para as Mulheres, tem possibilitado inúmeras ações e programas em prol das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar. A mais recente é a Casa da Mulher Brasileira, que integra o programa do Governo Federal Mulher, Viver Sem Violência e será construída no município de Cuiabá, com previsão de funcionamento em novembro de 2014.

Neste complexo de atendimento às mulheres, serão disponibilizados diversos serviços psicossociais pela equipe multidisciplinar. De acordo com a superintendente estadual de Políticas Públicas Para As Mulheres, Ana Emília Iponema Brasil Sotero, a gestão administrativa será compartilhada com a Prefeitura de Cuiabá, que cedeu o terreno, e com o Governo Federal, responsável pela ação, que abrangerá todas as capitais brasileiras.

“O Governo do Estado de Mato Grosso, por meio da Superintendência Estadual de Políticas para Mulheres/SETAS, tem a missão de articular e coordenar com os demais parceiros a integração para que unidos enfrentemos a violência contra a mulher. Desde a sua criação, em 2010, com o apoio do governador Silval Barbosa e da titular da Setas-MT, Roseli Barbosa, já obtivemos muitos avanços. Com essas conquistas, vamos conseguir o trabalho em defesa das mulheres mato-grossenses”, destacou Ana Emília.

Vinculada à Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), a Superintendência Estadual de Política para as Mulheres promove outras ações, dentre elas a realização de oficinas, palestras e reuniões ampliadas nos 141 municípios mato-grossenses, abrangendo também mulheres indígenas e em situação de prisão; a articulação de criação de organismos nos municípios em defesa das mulheres, assim como de novas unidades de Conselhos Municipais dos Direitos da Mulher.

Paralelo a isso, são realizadas ações em parceria com o Governo Federal, a exemplo do curso de qualificação profissional Mulheres Mil. Também fruto da parceria com a União, por meio da Secretaria Nacional de Política Para As Mulheres, serão entregues no mês de outubro duas unidades móveis para o atendimento das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar na zona rural e ainda um Centro de Atendimento para as Mulheres da Fronteira, que será instalado no município de Cáceres.

Para tanto, em parceria com a Federação dos Trabalhadores de Agricultura do Estado de Mato Grosso (Fetagri), serão promovidos entre os meses de setembro e novembro nove reuniões ampliadas contemplando todas as regiões de Mato Grosso, com o propósito de informar às trabalhadoras da zona rural a função dessas unidades móveis, que visam acolher, orientar e acompanhar as mulheres vítimas de violência doméstica e familiar da zona rural e da floresta.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14038/visualizar/