Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Segunda - 06 de Junho de 2016 às 14:31
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Mayke Toscano e André Romeu
Duas empresas com trabalhos voltados ao desenvolvimento sustentável receberam o certificado Selo Verde, durante a abertura oficial da 12ª Semana do Meio Ambiente na manhã desta segunda-feira (06.06), no Palácio Paiaguás, em Cuiabá. Para o secretário de Meio Ambiente, Carlos Fávaro, o ato simboliza que Mato Grosso está levando a sério o desafio de transformar seu modelo de produção para atender às boas práticas ambientais. “Nossas metas são ousadas e necessitam do apoio de toda a sociedade.”

O gerente de meio Ambiente das Usinas Itamaraty, Caetano Henrique Gross, explica que o grupo está presente em quatro municípios (Nova Olímpia, Barra do Bugres, Tangará da Serra e Danise), emprega diretamente 2,2 mil pessoas e tem capacidade de moagem de 6 milhões de toneladas de cana por sofra, para produção de etanol, açúcar e energia, e está entre 10 maiores do país. Desde 2007, houve a proposta de intensificar o investimento na área ambiental, com a recuperação de 246 nascentes nas suas propriedades. “Estamos unindo o avanço da tecnologia com melhores intervenções no meio ambiente”.


Na avaliação do gerente de sustentabilidade da empresa Fiagril, Gheorges Rotta, em meio ambiente os avanços devem ser contínuos, já que os benefícios são para toda a sociedade. Entre 2008 e 2016, a empresa do trading de grãos recolheu entre a população das quatro cidades onde está presente (Lucas do Rio Verde, Sinop, Nova Mutum e Sorriso) cerca de 800 mil litros de óleo de cozinha para transformar em biodiesel, que é um combustível orgânico, não tóxico e biodegradável. “Queremos ampliar esses números, envolver cada vez mais pessoas, mas já estamos felizes pelo reconhecimento ao nosso trabalho.”

Para a secretária adjunta de Licenciamento Ambiental, Mauren Lazzaretti, o Selo Verde é uma importante ferramenta do órgão ambiental para incentivar os empresários quanto à importância de investir na sustentabilidade. Também avalia que é viável o crescimento econômico por meio de novos parâmetros. “Estamos satisfeitos em acompanhar que essas duas empresas acreditaram nesse projeto e eliminaram seus passivos ambientais, implantando novas rotinas. Esta é uma semana de muitas reflexões e de bons exemplos.”




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1418/visualizar/