Publicado em Sábado - 24 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ MPE-MT

Justiça decreta indisponibilidade de fazendas no Pantanal

As decisões foram proferidas pelo juiz de direito Rafael Siman Carvalho em ações civis públicas por dano ambiental ajuizadas em decorrência de desmatamentos ilegais detectados no âmbito do projeto Olhos da Mata, que combina tecnologias de sensoriamento remoto com dados públicos

Leia mais...

Foto: Sema
Foto: Sema

Sema e Polícia Ambiental retiram 80 armadilhas para capturar peixes do Rio Cuiabá

Publicado em Terça - 06 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Sema-MT

A equipe de Fiscalização de Fauna (CFF) da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), em parceria com o Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental, retirou na manhã desta segunda-feira (05), cerca de 80 cevas fixas do rio Cuiabá na região de barra do Aricá, município de Santo Antônio do Leverger

A ceva fixa é uma prática inapropriada de pesca, em que infratores montam armadilhas com alimentos para atrair os peixes e capturá-los. Esta modalidade é proibida não somente no período em que estamos, a Piracema, mas durante todo o ano conforme a Lei da Pesca (Lei 11.959/2009).

Leia mais...
Patrulha fluvial rio Araguaia em Luciara - Foto: Sema MT
Patrulha fluvial rio Araguaia em Luciara - Foto: Sema MT

Barcos e motores entregues pela Sema a municípios reforçam fiscalização durante a Piracema

Publicado em Terça - 06 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Sema-MT

Os barcos entregues pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT) aos municípios descentralizados irão reforçar a fiscalização dos rios mato-grossenses durante o período de Defeso da Piracema, que começou no dia 1º de outubro e seguirá até o dia 31 de janeiro de 2021.

Leia mais...
Distribuição é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Exército Brasileiro e entidades do terceiro setor - Foto: Sema-MT
Distribuição é feita pelo Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso, Exército Brasileiro e entidades do terceiro setor - Foto: Sema-MT

Posto de Atendimento a Animais Silvestres distribui mais de 2,3 milhões de litros de água

Publicado em Domingo - 04 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Sema-MT

O Posto de Atendimento Emergencial aos Animais do Pantanal (PAEAS Pantanal) já distribuiu mais de 2,3 milhões de litros de água em atenção aos animais silvestres vítimas dos incêndios florestais no bioma. A força-tarefa também já destinou mais de 53 toneladas de alimentos em pontos estratégicos

Leia mais...

Operação Resiliência Pantanal apreende 5 tratores usados em desmatamento e evita queimadas

Publicado em Sábado - 03 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Sema-MT

A Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema-MT), com apoio da Polícia Militar, realizou a Operação Resiliência Pantanal, com objetivo de fiscalizar alertas de desmatamento indicados pela Plataforma de Monitoramento da Cobertura Vegetal que utiliza Imagens de Satélite Planet. A ação abrangeu os municípios de Barão de Melgaço, Poconé e Nossa Senhora do Livramento, entre os dias 22 de novembro e 02 outubro.

Durante a Operação foram fiscalizadas dezesseis propriedades rurais com a apreensão de cinco tratores de pneu, que estavam sendo utilizados em desmatamento de vegetação nativa. Ao total se aplicou R$ 12,2 milhões em multas, relacionadas a desmatamento, descumprimento de embargo com uso de fogo intencional e tentativa de impedir a fiscalização.

Leia mais...
A investigação foi fundamentada na análise de normas, indicadores de processos e práticas em cada um dos nove estados, em perspectiva comparada - Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT
A investigação foi fundamentada na análise de normas, indicadores de processos e práticas em cada um dos nove estados, em perspectiva comparada - Foto: Marcos Vergueiro/Secom-MT

Estados da Amazônia Legal divulgam diagnóstico de licenciamento ambiental

Publicado em Sábado - 03 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ GCF Task Force e Sema

Os Estados da Amazônia Legal apresentam diagnóstico do licenciamento ambiental em quatro cadeias produtivas estratégicas para a região da Amazônia Legal: pecuária, agricultura de grande escala, manejo florestal madeireiro e manejo florestal não madeireiro.

Leia mais...
Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT
Foto: Marcos Vergueiro - SECOM/MT

Órgãos intensificam fiscalização nos rios de Mato Grosso

Publicado em Sexta - 02 de Outubro de 2020 | por Redação TA c/ Sema-MT

Os órgãos de fiscalização ambiental do Estado de Mato Grosso lançaram na quinta-feira (01) a Operação Piracema que visa coibir a pesca depredatória durante o período de reprodução dos peixes. Nos rios estaduais, a piracema segue até 31 de janeiro de 2021. A fiscalização nos rios é feita pela Secretaria de Estado de Meio Ambiente e pelo Batalhão de Polícia Militar de Proteção Ambiental (BPMPA).

Leia mais...
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT
Foto: Tchélo Figueiredo - SECOM/MT

Combate e controle dos focos de incêndios estão concentrados na Região Sul do Pantanal

Publicado em Terça - 29 de Setembro de 2020 | por Redação c/ Secom-MT

Dando continuidade as ações de combate aos incêndios florestais em Mato Grosso, o Governo de Estado concentra a atuação na região Sul do Pantanal, já que as demais foram consideradas sob controle, conforme último levantamento Centro Integrado Multiagências (Ciman-MT), apresentado durante reunião nesta terça-feira (29.09) com as instituições e secretarias que integram o grupo.

Esta é a terceira reunião ordinária, cujo objetivo é apresentar um panorama da situação de combate aos incêndios florestais, assim como o andamento da operação Pantanal II, iniciada há 54 dias. As informações são baseadas no monitoramento feito pelo satélite AQUA-M-T, provido pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).

Leia mais...
Foto: CBM-MT
Foto: CBM-MT

Bombeiros militares realizam prisão em flagrante por crime ambiental

Publicado em Segunda - 28 de Setembro de 2020 | por Redação TA c/ CBM-MT

A equipe da base descentralizada Bombeiro Militar de Apiacás (mil quilômetros de Cuiabá), realizou uma prisão em flagrante na tarde de domingo (27.09).

Três pessoas, sendo um adulto e dois adolescentes, estavam praticando ato de queimada ilegal na chácara Santo Antônio. O crime foi flagrado durante ronda ostensiva, após os agentes avistarem grande volume de fumaça. Ao chegar no local, a guarnição flagrou ato de queimada ilegal em pastagem.

Imediatamente foi dada voz de prisão aos mesmos e, não havendo resistência, os infratores aguardaram no local sob vigilância de um militar da guarnição de Combate a Incêndios Florestais (GCIF), que já havia solicitado apoio da Polícia Militar, enquanto era realizado o combate do fogo.

Leia mais...
Força Nacional em Poconé - Foto: Corpo de Bombeiros MT
Força Nacional em Poconé - Foto: Corpo de Bombeiros MT

Sob coordenação do Governo do Estado, militares da Força Nacional iniciam combate aos incêndios

Publicado em Sexta - 25 de Setembro de 2020 | por Redação TA c/ Secom-MT

Os 48 militares da Força Nacional enviados para Mato Grosso iniciaram nesta sexta-feira (25.09) as atividades de combate e controle dos incêndios na região do Pantanal. Sob orientação do Comitê Integrado Multiagências de Mato Grosso (Ciman-MT), o grupo teve acesso ao mapa com as localizações dos focos e instruções para a atuação com segurança.

Leia mais...