Publicado em Quarta - 14 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

Sinfra informa que trânsito no Portão do Inferno segue liberado no sistema pare e siga

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito no Portão do Inferno segue operando com meia pista liberada e carros passando no esquema de pare e siga. Desta forma, não haverá interrupção para realização de serviços emergenciais nesta quinta-feira e sexta-feira (15 e 16.02), assim como na segunda-feira (19).

Leia mais...
Marcos Vergueiro/Secom
Marcos Vergueiro/Secom

Homem é preso por transporte ilegal de pescado na região de Santo Antônio do Leverger

Publicado em Terça - 13 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

Um homem que estava transportando pescado ilegal em seu veículo foi preso em flagrante nesta terça-feira (13.02), em mais uma ação da Operação Transporte Zero, deflagrada pela Secretaria Especializada de Meio Ambiente (Sema) com apoio da Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema).

Leia mais...
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil
@ Marcello Casal Jr /Agência Brasil

Governo revoga decretos e tira unidades de conservação do PND

Publicado em Quinta - 08 de Fevereiro de 2024

O governo federal revogou quatro decretos presidenciais publicados entre os anos de 2019 e 2022, excluindo 19 parques nacionais do Programa Nacional de Desestatização (PND). A medida, contudo, mantém a qualificação de 11 dessas unidades de conservação para o Programa de Parcerias de Investimentos (PPI).

Leia mais...

Município de Nossa Senhora do Livramento Inicia Projeto de Cadastramento de Recursos Hídricos em Parceria com o Ministério Público

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Ascom Pref Livramento-MT

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente do município de Nossa Senhora do Livramento, situado a 42 km da capital Cuiabá, deu início a um ambicioso projeto de cadastramento de rios, córregos e outras manifestações superficiais de lençóis subterrâneos que dão origem a cursos d'água na região. A iniciativa é resultado de um acordo firmado com o Ministério Público de Mato Grosso (MPMT) em junho do ano passado, visando à defesa e preservação do meio ambiente local.

Quatro servidores municipais, Hiago Queluz, Edmilson Brandão, Daniel Nunes e José Carlos, receberam capacitação especializada para identificar cada ponto

Leia mais...
Foto: Christiano Antonucci - Secom/MT
Foto: Christiano Antonucci - Secom/MT

Governo de MT flexibiliza lei e libera pesca de mais de 100 espécies

Publicado em Quinta - 01 de Fevereiro de 2024 | por Redação TA c/ Secom-MT

O Governo de Mato Grosso finalizou a proposta que flexibiliza a Lei do Transporte Zero, e a encaminhará ainda nesta quinta-feira (01.02) ao Supremo Tribunal Federal (STF), conforme acordo firmado. Uma das modificações propostas, será a autorização da pesca, respeitando as medidas e as cotas previstas na lei

Leia mais...
Reparos na ponte sobre o Rio Claro na MT-251 - Foto: Fiscalização/Sinfra-MT
Reparos na ponte sobre o Rio Claro na MT-251 - Foto: Fiscalização/Sinfra-MT

Sinfra informa que trânsito na ponte do Rio Claro está liberado após correção de problema

Publicado em Terça - 30 de Janeiro de 2024 | por Redação TA c/ Sinfra-MT

A Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (Sinfra-MT) informa que o trânsito sobre a ponte do Rio Claro, na MT-251, entre Cuiabá e Chapada dos Guimarães, está fluindo normalmente, com passagem de veículos dos dois lados. A Sinfra-MT ainda reforça que não há riscos estruturais na ponte.

Leia mais...

Polícia Civil prende homem que agrediu e tentou matar ex-companheira em Cuiabá

Publicado em Sexta - 26 de Janeiro de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

Um homem suspeito de tentativa de feminicídio praticado contra sua ex-companheira teve o mandado de prisão preventiva cumprido pela Polícia Civil, na tarde desta sexta-feira (26.01), em trabalho realizado pela equipe da Delegacia Especializada de Defesa da Mulher de Cuiabá.

O crime ocorreu no mês de dezembro de 2023, quando o suspeito invadiu a casa da ex-esposa, exigindo que ela reatasse o casamento. Diante da recusa da vítima, o suspeito passou a agredi-la, causando fraturas em diversas partes do seu corpo.

Em um ato de tortura, o suspeito percebendo que a ex-companheira estava com o tornozelo quebrado, o pisoteou para causar mais dor à vítima.

Leia mais...
Foto: PJC-MT
Foto: PJC-MT

Polícia Civil deflagrou 24 operações contra crimes ambientais em MT

Publicado em Sexta - 26 de Janeiro de 2024 | por Redação TA c/ PJC-MT

A Delegacia Especializada do Meio Ambiente (Dema), da Polícia Civil, deflagrou 24 operações policiais ao longo de 2023, e participou de outras 47 em apoio a órgãos ambientais do Estado e outras unidades da Polícia Civil. Pelos crimes, 24 pessoas foram presas em flagrante.

Leia mais...

Wilson cobra solução para MT-251 até próxima audiência pública, após o carnaval

Publicado em Quarta - 24 de Janeiro de 2024 | por Robson Fraga, Assessoria

A audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa de Mato Grosso para discutir soluções para os problemas da MT-251, região do Portão do Inferno, ou a implementação de outras alternativas de tráfego na ligação Cuiabá / Chapada dos Guimarães (65 km da capital), na última sexta-feira (19), trouxe várias ideias executáveis.

Entre elas, construção de nova rodovia, asfaltamento da estrada que passa pela Água Fria, abertura de túnel pelos rochedos do paredão e até a demolição do pontilhão que ameaça cair. Contudo, nenhuma definição foi apontada pela Secretaria de Estado de Infraestrutura até o momento. Apenas a instalação de telas de proteção continua em execução no local. Mas segundo especialistas ouvidos no debate, isso pode ser apenas uma medida paliativa, que não garante segurança total.

Leia mais...
@ Defesa Civil / Porto Alegre
@ Defesa Civil / Porto Alegre

Inmet emite avisos de perigo devido a chuvas intensas

Publicado em Terça - 23 de Janeiro de 2024

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, publicou nesta segunda-feira (22) dois avisos meteorológicos especiais de perigo, devido à previsão de chuvas intensas em diversos estados. O instituto se baseia em três cores para sinalizar o grau de perigo

Leia mais...