Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
MEIO AMBIENTE
Quarta - 31 de Agosto de 2016 às 10:01
Por: Redação TA c/ Gcom - MT

    Imprimir


Foto: Seduc-MT
As práticas educativas que envolvem educação ambiental nas escolas podem ser contempladas com recursos financeiros.

A Secretaria de Estado de Educação, Esporte e Lazer (Seduc-MT), por meio da Gerência de Educação Ambiental, ampliou as vagas do edital de apoio a Projetos Ambientais Escolares Comunitários (Paec). 

Os interessados poderão enviar os projetos via malote, Sedex ou protocolar diretamente na Seduc até o dia 06 de setembro.

Lançado em junho desse ano, o edital previa R$ 75 mil para 25 projetos a serem selecionados, sendo R$ 3 mil para cada unidade escolar.

Com a retificação, publicada na terça-feira (30.08), as vagas foram ampliadas para 40 projetos, e o valor ajustado para R$ 5 mil. A ampliação financeira de R$ 125 mil foi promovida pela destinação de uma emenda parlamentar.

O patrocínio dessas iniciativas ambientais tem o objetivo de compartilhar conhecimento e mobilizar a atuação da escola em parceria com a comunidade local, para uma educação ambiental crítica e participativa.

A ideia é que os participantes compreendam que fazemos parte de uma comunidade e que compartilhamos o mesmo espaço vital.

Outro objetivo é divulgar a história socioambiental da região, valorizando a cultura em relação ao meio em que ela desenvolve, estimulando o sentimento de responsabilidade com o ambiente compartilhado.

Para concretizar o Paec, é necessário elaborar o projeto de forma autônoma, respeitando a realidade e os valores de cada escola, envolvendo todos na construção da proposta.

Também é necessário prever as avaliações durante o processo, quando ainda há tempo de corrigir o que não está dando certo, além de uma avaliação final, que permitirá perceber os acertos e problemas ocorridos.

Temas

Existem três eixos temáticos para serem tratados nessa iniciativa: criação e o fortalecimento da Comissão de Meio Ambiente e Qualidade de Vida na Escola (Com-Vida) e Agenda 21 Escolar; adequar o espaço físico, utilizando tecnologias sociais de baixo impacto ambiental (Econtécnicas); promover a inclusão da temática socioambiental e a internalização das Diretrizes Curriculares Nacionais para a Educação Ambiental (DCNEA) no Projeto Político Pedagógico (PPP).

 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/143/visualizar/