Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Terça - 09 de Julho de 2013 às 15:36

    Imprimir


Secretário Ananias Filho, deputados: Ezequiel Fonseca (PP) e Alexandre César (PT)
Secretário Ananias Filho, deputados: Ezequiel Fonseca (PP) e Alexandre César (PT)
O secretário de Esporte de Mato Grosso, Ananias Filho, afirmou na manhã desta terça-feira (9), na Assembleia Legislativa, que o programa Bolsa Atleta do governo estadual é um ‘programa faz de conta’. Segundo ele, há uma dívida da SEEL com os atletas de aproximadamente R$ 5 milhões.

A bolsa no valor de R$ 500,00 repassado, mensalmente, a cada atleta credenciado pelo órgão como forma de custeio de suas atividades esportivas, como aquisição de uniformes, transporte e hospedagem para as competições, entre outras necessidades, deixou de ser repassado à Secretaria desde o ano de 2011.

Conforme o secretário, existe uma solução e um planejamento para resolver o impasse, no entanto, a falta de orçamento da pasta tem dificultado o fomento e o incentivo às atividades esportivas em todas as regiões do Estado.

A explicação do secretário se deu após o membro da Comissão de Educação, deputado Ezequiel Fonseca (PP), questionar sobre as dificuldades enfrentadas por muitos atletas que são obrigados a desistirem de competições por falta do recurso, garantido pela Lei Nº 8.157, de 13 de julho de 2004.

“As parcelas do programa estão atrasadas desde 2011, o Executivo não está fazendo os repasses; Infelizmente, nenhum atleta tem condições competir sem a ajuda de custo, todos tem rendimento, mas não tem a contra-partida e o apoio do bolsa atleta”, destacou o secretário.

Durante explanação, Ezequiel Fonseca também indagou sobre qual relação da SEEL com a Secretaria Extraordinária da Copa e como está sendo utilizado o fundo aprovado pela Assembleia Legislativa visando garantir recurso para as secretarias de Cultura, Esportes e Ciência e Tecnologia.

Em resposta, Ananias foi enfático, “a Seel não tem nenhuma relação com a SECOPA”. Porém, considerou que está buscando uma aproximação. Para ele, o relacionamento é fundamental, tendo em vista que a Secretaria de Esportes conta com uma equipe técnica de profissionais capacitados e gestão física para gerir e colaborar com a realização da Copa do Mundo. Quanto ao fundo, Ananias ressaltou que a Seel não recebeu nenhum valor proveniente de fundo.

Preocupado, o deputado Ezequiel destacou que estará através da Comissão de Educação encaminhando um documento ao Governador do Estado, Silval Barbosa pedindo a garantia e o cumprimento das ações relacionados à SEEL.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14524/visualizar/