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DESENVOLVIMENTO
Segunda - 08 de Julho de 2013 às 17:51

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Marcos Vergueiro Secom-MT
Pavimentação da MT-322 trecho Matupá - rio Xingú em junho de 2013
Pavimentação da MT-322 trecho Matupá - rio Xingú em junho de 2013

Numa extensão de 30 quilômetros, há uma frente de trabalho de movimento intenso de máquinas e homens, executada pela Constil, na MT-322, antiga BR-080, trecho que liga Matupá, município distante 695 km ao Norte de Cuiabá, até o rio Xingu.

Dos 60 quilômetros do primeiro lote, estão concluídos 30 quilômetros, 12 quilômetros foram imprimados e os outros 18 quilômetros passam por obras de terraplanagem. O segundo e o terceiro lote serão iniciados no segundo semestre deste ano e executados respectivamente pela Constil e pela Guaxe Engenharia, dentro do programa MT Integrado.

A Secretaria de Transporte e Pavimentação Urbana (Setpu) dividiu o trecho de 184 quilômetros em três lotes que ligarão por pavimento asfáltico Matupá à divisa da reserva indígena do Xingu, encurtando distâncias também à região do Araguaia. No lote um, em que as obras estão em ritmo acelerado, serão investidos cerca de R$ 46,7 milhões na pavimentação, realizada em TSD (Tratamento Superficial Duplo), com previsão de conclusão para 2013.

Pela MT-322 são transportados insumos para o agronegócio, madeira, ferro velho de Marabá, soja, milho, gado, cascalho, manganês e a esperança por dias melhores. A região é repleta de assentamentos que também dependem da rodovia tanto comercialmente como para transitar de um ponto a outro. O empresário Artemio Zagonel, morador de Matupá, acredita que a pavimentação asfáltica da MT-322 provocará uma reviravolta na região.

“O Norte do Estado inteiro depende desse asfalto. Essa estrada é o futuro de Mato Grosso. A produção poderá dobrar. Só de chegar o asfalto vem junto educação e saúde. Aqui é o caminho, vamos diminuir uns mil quilômetros de viagem para irmos ao Nordeste, os alimentos ficarão mais baratos, a produção de milho e soja subirão para o porto a um custo menor”, exaltou Artemio.






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