Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Sábado - 06 de Julho de 2013 às 06:22

    Imprimir


Josi Pettengill/Secom-MT
Governador Silval Barbosa durante encontro com prefeitos, vereadores e deputados na AMM
Governador Silval Barbosa durante encontro com prefeitos, vereadores e deputados na AMM

O governador de Mato Grosso, Silval Barbosa,sensibilizado com as reivindicações dos prefeitos de Mato Grosso,  apontou para a possibilidade de criação de duas comissões para discutir alternativas para distribuição do Imposto sobre Circulação de Mercadorias (ICMS) e para Fundo Estadual de Transporte e Habitação (Fethab). A proposta do chefe do executivo foi apresentada nesta sexta-feira (05) em reunião na Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM). Ela prevê que as comissões sejam formadas por representantes dos poderes Executivo e Legislativo e dos municípios.

Com a proposta Silval Barbosa pretende administrar os pedidos e sugestões dos gestores municipais. Na discussão realizada pela maioria dos prefeitos de Mato Grosso, entre os principais assuntos estavam a redistribuição do ICMS, participação dos municípios no Fethab, municipalização do Imposto Territorial Rural (ITR), revisão do Pacto Federativo, adequações de programas federais, mais investimento para o custeio das unidades de saúde, entre outros.

Em seu discurso, além de propor as comissões, Silval destacou as mudanças pelas quais o Estado vem passando, principalmente na questão social, ao tirar do isolamento 44 municípios de Mato Grosso com o MT Integrado. “Como desenvolver uma região sem levar infraestrutura? Este programa vai corrigir as desigualdades entre os municípios”, destacou o chefe do executivo. Quanto às demandas que competem ao Governo Federal, Silval afirmou que vai levar a Brasília as reinvindicações, em especial as referentes ao custeio das unidades de saúde.

Ao final do encontro, prefeitos e representantes municipais irão elaborar um documento com as principais demandas, para ser apresentado à bancada federal, em Brasília, na terça-feira (09), durante a Marcha em Defesa dos Municípios. “Contem comigo na elaboração desta carta”, concluiu o governador.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14549/visualizar/