Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍCIA
Quinta - 02 de Junho de 2016 às 13:09
Por: Gazeta Digital

    Imprimir


A Polícia Federal deflagrou na manhã desta quinta-feira (02) a 11ª fase da Operação Ararath. O objetivo é colher provas sobre possível esquema de lavagem de dinheiro realizado por intermédio da aquisição de imóveis em nome de terceiros, com recursos originários de crimes financeiros e corrupção investigados nas fases anteriores da operação.

O delegado Wilson Rodrigues de Souza Filho é o responsável pela operação que envolve 90 policiais federais no cumprimento de 45 mandados de busca e apreensão e 3 mandados de condução coercitiva, expedidos pela 5ª Vara Federal de Mato Grosso

Os mandados estão sendo cumpridos em Cuiabá e Várzea Grande em empresas do ramo imobiliário e em residências de alguns de seus controladores.É grande a movimentação de policiais no prédio da Superintendência da PF na Capital.

A Ararath é uma grande operação da Polícia Federal que apura uma série de crimes contra o sistema financeiro e corrupção.Até dezembro de 2015, o Ministério Público Federal informou que total de R$ 449,5 milhões foram bloqueados através da força tarefa montada para combater os esquemas.

Nas investigações aparecem nomes de políticos como o ex-deputado José Riva, o ex-deputado e atual conselheiro do TCE, Sérgio Ricardo, o ex-governador Silval Barbosa, o ex-secretário de Fazenda, Eder Moraes e os ex-conselheiros Alencar Soares e Humberto Bosaipo.

Na primeira sentença oriunda da Operação Ararath foram condenados a 69 anos de prisão o ex-secretário de Fazenda de MT, Eder Moraes, e a 31 anos o superintendente do BICBanco, Luiz Cuzziol.

Confira os principais momentos da operação

08h15 - A Construtora GMS é alvo da operação e o empresário Georges Maluf já foi levado à Polícia Federal.

08h50 - Marcelo Maluf é um dos maiores empresários do ramo da construção civil em MT e chegou a ser cotado pelo PSDB para ser candidato à sucessão do prefeito Mauro Mendes (PSB)

08h56 - O empresário Marcelo Maluf, majoritário na Construtora São Benedito, chega à superintendência da Polícia Federal.

09h15 - A Polícia Federal informou que ainda não existe um balanço a respeito dos mandados que já foram cumpridos.

09h50 - Chegada de um dos empresários na sede da Polícia Federal. (Vídeo reproduzido pelo site Midia News)

09h55 - Documentos apreendidos durante a operação já começam a chegar na sede da Superintendência da Polícia Federal.

10h05 - O delegado Wilson Rodrigues de Souza Filho ainda não falou com jornalistas, mas a assessoria de imprensa confirmou entrevista coletiva para às 16 horas de hoje.

10h15 - O Grupo São Benedito divulgou nota oficial confirmando que "o diretor presidente da empresa, Marcelo Maluf, presta esclarecimentos na sede da Polícia Federal em Cuiabá em mais um desdobramento da Operação Ararath".

10h50 - Funcionários da Construtora GMS chegam à sede da PF. Uma delas entregou vários documentos aos delegados.

11h29 - Empresário Georges Maluf acaba de deixar a PF após prestar depoimento. Ele saiu pelos fundos e não quis falar com jornalistas.

12h15 - Durante o cumprimento dos mandados de busca e apreensão, o empresário Amir Maluf foi preso em flagrante por posse ilegal de arma de uso restrito, encontrada na residência dele. 12h41 - A Polícia Federal apreendeu nesta manhã, durante a 11ª fase da Operação Ararath, grande quantia em dinheiro, segundo informações de agentes que participaram das diligências.

12h41 - A Polícia Federal apreendeu nesta manhã, durante a 11ª fase da Operação Ararath, grande quantia em dinheiro, segundo informações de agentes que participaram das diligências.

O Grupo Todimo e o proprietário Antônio Pascoal Bortoloto também seriam alvos da 11ª fase da Ararath.




URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1460/visualizar/