Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 01 de Junho de 2016 às 22:45
Por: Redação TA c/ assessoria

    Imprimir


Deputado Zeca Viana (PDT-MT)
Deputado Zeca Viana (PDT-MT)
O deputado Zeca Viana (PDT-MT) questionou o governador Pedro Taques (PSDB) e o secretário de Desenvolvimento Econômico, Seneri Paludo, sobre gasto de R$ 500 mil que lhe foi informado quando da visita do chefe do Executivo a Nova York (EUA) há duas semanas.

A informação foi repassada ao deputado por um empresário, durante compromisso do parlamentar em São Paulo. O questionamento foi feito pelo parlamentar em requerimento de informações apresentado na sessão dessa quarta-feira (1/6) na Assembleia Legislativa.

“Um empresário me informou que o governador ou o governo gastou 500 mil reais em apenas um café da manhã para 69 pessoas em sua viagem a Nova York. Isso é contraditório, quando o governador fala que não tem recurso para pagar a Revisão Geral Anual (RGA) para os servidores, que estão em greve”, explica Zeca Viana.

O RGA requerido pelo funcionalismo é de 11,28%. Por conta da negativa do governo, 28 de 32 categorias do Estado entraram em greve geral na terça-feira (31/5). Na mesma data, o governador encaminhou a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2017 para a Assembleia Legislativa cuja a previsão de receita é de R$ 17,503 bilhões.

Em maio, a deputada Janaína Riva (PMDB) apresentou requerimento para o governo esclarecer gastos da viagem dele, empresários e assessores à Bolívia, Chile e Peru, na Caravana da Integração. Em ambas viagens, a agenda oficial indicava reuniões e encontros de atração de investimentos para Mato Grosso.

“Estou solicitando ao governador para encaminhar ao meu gabinete, por escrito e, nominalmente, a lista com a relação completa das pessoas (assessores, secretários de Estado, empresários, deputados, outras autoridades e demais representantes de organizações econômicas) que viajaram com o governador para Nova Iorque”, citou o deputado.

Zeca Viana solicitou detalhamento, por escrito, dos gastos com passagens aéreas, diárias, café da manhã, almoço, jantares, dentre outros gastos. Além do compromisso do governo enviar ao seu gabinete uma cópia da prestação de contas e as respectivas notas fiscais dos gastos realizados com os agentes públicos em decorrência da viagem para o exterior.

Em sua justificativa, o deputado Zeca Viana, argumenta que a solicitação das informações é base da atuação parlamentar, cuja uma das funções é fiscalizar as ações do Pode Executivo.

A deputada do PMDB requereu “informações sobre o custo total da caravana, que visitou cidades dos países vizinhos da Bolívia, Chile e Peru, ao ponto que discrimine gastos com diárias, alimentação, combustível, quantidade de servidores envolvidos”.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/1465/visualizar/