Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
AGRICULTURA
Quarta - 08 de Maio de 2013 às 18:02

    Imprimir


Acontece nesta quinta-feira (09.05), às 8 horas, na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária no Senado Federal, Audiência Pública para debater possíveis impactos sócio-econômicos da ferrugem asiática sobre a cultura da soja brasileira. O requerimento para realização da audiência foi apresentado pelo senador Blairo Maggi (PR/MT), líder do setor produtivo no Congresso Nacional.

Com perdas de 40 milhões de sacas de soja - somente na última safra em Mato Grosso-, os produtores do grão montaram uma força-tarefa e agora, recorrem ao Senado na tentativa de fazer com que o Governo Federal libere novos defensivos agrícolas para o controle da doença. A perda representa nada menos que U$ 1,5 bilhão nos bolsos dos produtores mato-grossenses.

De acordo com a Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), os prejuízos em função da ferrugem entre as safras 2011/2012 e 2012/2013 saltaram de duas para cinco sacas, por hectare, no estado de Mato Grosso, maior produtor de soja do país com uma área plantada de aproximadamente oito milhões de hectares.

Conforme os dados, quando se trata de soja com ciclo tardio, esse volume dispara e as perdas chegam até a 15 sacas por hectare, o que representa 27% da receita em lavouras com produtividade de 55 sacas por hectare.

Participarão da Audiência Pública a gerente-geral de Toxicologia da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Ana Maria Vekic; o coordenador-geral de Avaliação e Controle de Substância Química do Ibama, Mareio Rosa de Freitas; coordenador-geral de Registros de Agrotóxicos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), Luiz Eduardo Rangel; o presidente da Aprosoja Brasil, Glauber Silveira; o presidente da Comissão Nacional de Grãos, Cereais, Fibras e Oleaginosas da Confederação Nacional da Agricultura (CNA), Rui Prado, e o diretor-executivo da Associação Nacional de Defensivos (Andef), Eduardo Daher.

A Ferrugem asiática ou ferrugem da soja (Phakopsora sp) é uma doença que atinge, principalmente a cultura da soja, causando grandes danos comerciais. A ferrugem reduz a produtividade da soja através da desfolha precoce da planta, que ocasiona uma redução na produção de grãos. Essa doença é causada pelo fungo Phakopsora pachyrhizi, e foi observada pela primeira vez no Japão, no ano de 1921. A primeira aparição da Ferrugem asiática no Brasil foi durante a safra de 2000/2012.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/14996/visualizar/