Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Segunda - 15 de Abril de 2013 às 14:44

    Imprimir


Marcos Vergueiro
O maior programa de infraestrutura do Brasil é também um grande programa social, conforme definiu o governador Silval Barbosa, ao lançar as obras de pavimentação ligando Santa Terezinha ao entroncamento da BR-158, no final de semana (13.04). O asfalto cobrirá 95 km e vai garantir o desenvolvimento de toda a região Norte Araguaia pela MT-413. Ele faz parte de um conjunto de 38 obras estruturais, o programa MT Integrado, que beneficirá 44 municípios de Mato Grosso possibilitando que nenhuma cidade fique isolada.

Santa Terezinha, que fica a 1.300 km de Cuiabá, é um dos municípios mais isolados do Estado e, com o asfalto, espera desenvolver seu potencial econômico e turístico e gerar oportunidades de emprego e renda. Situada na margem do Rio Araguaia acredita nas possibilidades de desenvolver o turísmo para fomentar a economia local, centrada no agronegócio.

O lançamento do asfalto na MT-413 foi saudado como “uma luz para os moradores do município”, pelo prefeito Cristiano Gomes. Ele realçou a sensibilidade regional do governador Silval que olha para os municípios longínquos e mais distantes. “Este é um momento ímpar e único na vida da nossa população. Silval teve a humanidade de olhar para uma cidade tão pequena e trazer uma obra como essa de R$ 90 milhões. Aqui o povo é humilde e sofrido. Como Silval tem falado, esse programa é uma obra, acima de tudo, social”, destacou Cristiano Gomes.

De imediato a obra começa a beneficiar a cidade com geração de empregos, o canteiro de obras vai empregar 80 pessoas e começará dentro da cidade e que, de acordo com Silval, será possível constatar o aumento do índice de Desenvolvimento Humano (IDH), que hoje é o quarto menor do Estado. “Daqui a poucos anos, poderemos constatar o aumento do IDH. É o desenvolvimento do asfalta que une pessoas, traz o progresso e melhora a vida de todos”, disse o governador. É por isso que estou tratando o MT Integrado como um programa de correção de desigualdade regional”.

Silval garante que “daqui para frente vamos ter uma cidade diferente que entrou na rota do desenvolvimento e oportunidades”, disse. “É com essa visão que estamos trabalhando nesses dois anos, para fazer a diferença, melhorar a qualidade de vida das pessoas, fazer projetos que desenvolvam nossos municípios. Santa Terezinha é uma região muito promissora para o agronegócio, para o turismo. O que é preciso é estrutura para desenvolver e é isso que estamos possibilitando”, concluiu.

Esta já é a quarta obra lançada pelo governador Silval Barbosa dentro do MT Integrado que vai pretende promover o desenvolvimento com a interligação de todas as cidades de Mato Grosso por pelo menos uma via pavimentada.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15147/visualizar/