Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Domingo - 24 de Março de 2013 às 16:50

    Imprimir


odocumento

O lançamento de um mutirão judiciário na penitenciária feminina, nesta segunda feira (25), vai ser a primeira de um conjunto de três ações para grandes mudanças no Sistema Penitenciário de Mato Grosso. As outras mudanças, a serem implantadas pela Secretaria de Estado de Justiça e Direitos Humanos, são as audiências judiciais por teleconferência e a ampliação da contratação de mão de obra carcerária no segmento industrial, que estão sendo desenvolvidas.

O mutirão será feito na Penitenciária Feminina Ana Maria do Couto May como mais uma atenção às mulheres, no mês em que se rendem homenagens a elas. A proposta é do secretário de Estado de Justiça e Direitos Humanos, Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, que pretende fazer a revisão de todos os processos para verificação do direito à remissão de pena, progressão de regime e até mesmo pena vencida, dos reeducandos em geral.

O mutirão reunirá representantes do Tribunal de Justiça, Ordem dos Advogados (OAB/MT), Defensoria Pública, Universidades e acadêmicos de Direito e profissionais das áreas de Psicologia e Psiquiatria, além da Secretaria de Justiça e Direitos Humanos. Depois do presídio feminino o mutirão se estenderá para os presídios masculinos. "A expectativa é que 600 detentos sejam beneficiados ao final dos trabalhos na Baixada Cuiabana", explicou o secretário.

Teleconferência

As ações que começam a ser desencadeadas com prioridade contam com a parceria do Tribunal de Justiça e foram apresentadas ao desembargador Orlando Perry pelo secretário Luiz Antônio Pôssas de Carvalho, no dia 14 de março. Elas também envolvem a estruturação de uma parceria com a Secretaria de Estado de Ciência e Tecnologia (Secitec) para a realização de audiências por teleconferência. A Secitec vai fornecer o link e os equipamentos para a instalação da tecnologia nos presídios. "A realização das audiências por teleconferência visa levar a Tecnologia da Informação para o andamento processual dos feitos criminais", defende Luiz Antônio. Segundo ele a implantação agiliza o processo e promove economia ao Estado, pois evita a realização dos comboios de escolta - uma atividade de risco que utiliza grande número de servidores.

Mão de obra

A Sejudh também negociou uma parceria com a Fiemt para ampliar a contratação de reeducandos no setor industrial. O compromisso foi firmado com o presidente da entidade, Jandir José Milan. O secretário destaca que a Fiemt já é parceira do Sistema Penitenciário na oferta de capacitação de mão de obra e agora contribuirá com novo avanço.

A reunião do secretário Luiz Antônio com desembargador Orlando Perry que desencadeou o processo também teve a participação da juíza auxiliar da Corregedoria Geral de Justiça, Serly Marcondes Alves, dos juízes Geraldo Fernandes Fidélis Neto, Jorge Luiz Tadeu Rodrigues, e Gleide Bispo Santo, além de Lélia Brun, representante do Senai/MT.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15316/visualizar/