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RODOVIAS
Domingo - 17 de Março de 2013 às 20:15

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Deputado estadual Zeca Viana (PDT)
Deputado estadual Zeca Viana (PDT)

O deputado estadual Zeca Viana (PDT) se reuniu na noite de sexta-feira (14) com os produtores rurais da região de Espigão do Leste, no município de São Félix do Araguaia (1.145 km de Cuiabá) para lançar o plano emergencial de recuperação de um trecho de 140 quilômetros da MT-322 – entre o entroncamento da BR-158 (em Bom Jesus do Araguaia) e a comunidade Espigão do Leste.

Com o apoio do deputado, que é presidente da Frente Parlamentar da Agropecuária, os produtores decidiram por contra própria iniciar a recuperação do trecho – que não é pavimentado e além dos grandes buracos costumeiros, enfrenta os atoleiros nesta época do ano. Já na segunda-feira (18) os produtores começam a restaurar 40 km considerados críticos.

“A população vai ter que pagar duas vezes. Os produtores já pagam o Fethab para a recuperação das estradas, mas na ausência do Estado vai ter que assumir a responsabilidade dessa via pública – pagando a conta em duplicidade”, disse Zeca.

Responsáveis por mais de 160 mil hectares de terra plantada, os produtores da região de Espigão do Leste contam que a produção – cerca de 500 mil toneladas de soja e milho – estão paradas no estoque (ou ainda na lavoura) por falta de condições de escoamento. Até agora eles colheram cerca de 40% da área plantada.

Há casos de produtores que possuem armazém a 40 km da fazenda, mas que estão percorrendo 150 km por estradas vicinais para estocar, devido à falta de condições de tráfego na MT-322; e também há produtores com o armazém cheio porque não têm como colocar os caminhões na estrada.

“Mato Grosso só não cresce mais por falta de estradas. O grande gargalo desse estado é logística. Se municípios que batem recorde em produção já sofrem com a logística, imagina municípios que só despontam para essa atividade agora. Esse é o caso desses municípios do Araguaia”, falou Zeca Viana.

ABRIL - O deputado informou ainda que embora demore até abril para iniciar os trabalhos, o Governo do Estado finalmente deve recuperar a estrada. “Há três anos o governo promete recuperar esse trecho, agora não tem mais como protelar. O compromisso foi firmado ainda esta semana com o secretário Alaor [Zeferino de Paula, da Sinfra]”.

Presente à reunião, o engenheiro da Sinfra, Nelson Ribeiro Moura, garantiu – para 1º de abril – o envio de 14 caminhões, 2 patrolas, 2 escavadeiras, uma motoniveladora e uma prancha para transportar o maquinário, bem como o óleo diesel para toda a atividade e técnicos para acompanhar o levantamento e cascalhamento da rodovia. “Essa equipe ficará disponível por 120 dias”, afirmou Nelson.

Contudo, diz o produtor Ademir Ortiz, não é possível esperar. “Estamos em plena colheita e a hora de começar a transportar é agora. Não podemos esperar”, disse. O produtor tem 30 mil toneladas de soja no estoque, esperando por transporte.

BOOM - As grandes lavouras chegaram há pouco tempo na região antes explorada pela pecuária. O valor agregado das plantações de soja e milho trouxeram um boom populacional e econômico. “Há 4 anos a comunidade de Espigão do Leste produzia pouco mais de 15 mil hectares de lavoura. Hoje é mais de 150”, diz Ortiz.

A oferta de emprego levou a comunidade a ter mais demandas nas áreas de Saúde e Educação. A vereadora Cida Brandão (PSL) conta que a precariedade tem prejudicado a população da localidade, de 2 mil habitantes.“Estamos a 230 km da sede do nosso município (São Félix) e o tempo mínimo para chegar lá é de 7 horas. Isso quando os carros não atolam”.

As crianças em idade escolar também não escaparam dos danos que a falta da estrada está levando para a comunidade. Alunos do ensino fundamental têm percorrido diariamente 50km em 2h30 a 3h. “É desumano. As crianças saem de casa às 4h da madrugada e retornam às 14h, 15h, sem a alimentação adequada”.

CONSÓRCIO– Durante a reunião, que aconteceu na Fazenda Reunidas, Zeca Viana também defendeu a formação de um Consórcio em parceria entre o Governo do Estado e os mais de 100 produtores rurais da região para a pavimentação da MT-322 (antiga BR-080).

“Mato Grosso não suporta mais estradas sem pavimentação. Essa região é próspera e, a partir de agora, Mato Grosso começa a crescer por aqui. A pavimentação será um impulso para esse crescimento”, enfatizou Zeca Viana.






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