Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Terça - 12 de Março de 2013 às 17:25

    Imprimir


Assessoria
Presidente do SINTRAICCCM, Joaquim Santana
Presidente do SINTRAICCCM, Joaquim Santana

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Indústria da Construção Civil de Cuiabá e Municípios (SINTRAICCCM), Joaquim Santana, pediu apoio aos vereadores na sessão desta terça (12), na Câmara Municipal, para a Campanha pelo Trabalho Decente Antes e depois da Copa de 2014. A campanha é desenvolvida por sindicatos das 12 cidades-sede da Copa do Mundo e luta pela melhoria das condições de trabalho e de qualidade de vida dos operários. Atualmente, cerca de 2 mil deles estão envolvidos nos serviços do Mundial.

Santana entregou aos vereadores cópias do vídeo que registra as ações dos sindicatos do setor da construção no Brasil para garantir condições dignas de trabalho para os trabalhadores envolvidos nos preparativos para a Copa do Mundo de 2014. A iniciativa é uma parceira entre o Instituto Observatório Social (IOS) e a Internacional dos Trabalhadores da Construção e da Madeira (ICM). “Quero pedir a todos os vereadores que, independente da filiação partidária, incentivem o trabalho decente e defendam os direitos dos trabalhadores”, solicitou.

Santana também pediu aos vereadores atenção às contratações de empresas do ramo da construção civil feitas pela Prefeitura, a fim de garantir que sejam contratadas empresas que tenham condições de honrar com os débitos trabalhistas.

Ele também demonstrou preocupação com o andamento das obras da Copa do Mundo, e informou que o sindicato se reunirá na próxima quinta (14) com a diretoria da Secopa-MT para discutir, entre outras coisas, um acordo que está sendo construído a fim de agregar novos trabalhadores às obras, onde há um déficit de pelo menos 700 operários. “Não temos recebido reclamações de trabalhadores das obras da Copa, mas sabemos que a situação não está como deveria. Na área da construção pesada, os trabalhadores estão reclamando muito de alojamentos e outros itens”.

Terceirização

Santana lembrou ainda a terceirização dos serviços no setor, que está acontecendo de forma desregulamentada, o que tem prejudicado os trabalhadores. Segundo ele, são comuns os casos em que a tomadora de serviços, no caso a construtora, é obrigada a assumir pendências trabalhistas de empresas terceirizadas que não possuem capital para quitar os débitos. “O objetivo da campanha é promover a valorização do trabalhador, em especial no que diz respeito à saúde, às boas condições de trabalho e à melhoria salarial”.

Os vereadores Onofre Júnior e Arilson da Silva informaram que enviaram requerimento de reunião com a Secopa, e que o tema trabalho decente deverá ser um dos itens abordados no encontro.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15404/visualizar/