Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
SISTEMA PRISIONAL
Quarta - 20 de Fevereiro de 2013 às 15:57

    Imprimir


Juiz da Segunda Vara Criminal da Comarca de Cuiabá (Vara de Execuções Penais), Geraldo Fernandes Fidelis Neto
Juiz da Segunda Vara Criminal da Comarca de Cuiabá (Vara de Execuções Penais), Geraldo Fernandes Fidelis Neto

O juiz da Segunda Vara Criminal da Comarca de Cuiabá (Vara de Execuções Penais), Geraldo Fernandes Fidelis Neto, realizará nesta quinta-feira (21.02), às 9h, uma reunião com agentes penitenciários e representantes dos reeducandos da Penitenciária Central do Estado (Pascoal Ramos). O objetivo é verificar in loco a situação da unidade prisional, além de coletar informações sobre os principais problemas enfrentados no local. Reuniões semelhantes serão realizadas, posteriormente, no Centro de Ressocialização de Cuiabá (antigo Carumbé) e no Presídio Feminino Ana Maria do Couto May.

De posse das informações colhidas in loco nas três unidades prisionais da Capital, o magistrado pretende traçar um plano de ação para definir as prioridades durante a sua gestão na Vara de Execuções Penais da Comarca de Cuiabá. Ao ser designado para a vara, na semana passada, o magistrado já fez uma visita aos três presídios e colheu algumas informações junto aos diretores das unidades. Entre os principais problemas já identificados estão a superlotação e o excesso de prazo de condenação.

Conforme o magistrado, a iniciativa de conversar com representantes dos reeducandos e conhecer os principais problemas do sistema penitenciário ajuda a aliviar a tensão nas unidades. Quanto aos agentes penitenciários, o juiz esclarece que é preciso sensibilizá-los para que a pena a que o detento foi sentenciado seja cumprida com dignidade. “É preciso mostrar que a Justiça está atenta ao reeducando e à estrutura do sistema”, salientou.

Atualmente, a Penitenciária Central do Estado abriga 1.950 reeducandos. Já o Centro de Ressocialização de Cuiabá possui cerca de 1.000 detentos e o Presídio Feminino Ana Maria do Couto May conta com 260 mulheres.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15574/visualizar/