Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Terça - 19 de Fevereiro de 2013 às 15:02

    Imprimir


Lenine Martins/Secom-MT
Governador assina liberação de recursos para assistência social durante Seminário Multiplicar
Governador assina liberação de recursos para assistência social durante Seminário Multiplicar

Começa o Seminário Multiplicar, mais uma ação do Governo de Mato Grosso, por meio da Secretaria de Estado de Trabalho e Assistência Social (Setas-MT), para ajudar os gestores no acesso aos programas que integram a rede de atendimento da Assistência Social, geração de emprego e renda e exercício da cidadania. O objetivo, destaca o governador Silval Barbosa, é fazer com que os municípios acessem ao máximo esses programas. O encontro segue até o dia 20 de fevereiro, no Cenarium Rural, em Cuiabá.

“São vários os programas da secretaria em parceria com o Governo Federal. Os municípios precisam estar bem organizados para buscar esses convênios com o Estado e com a União. Com o "Multiplicar" Mato Grosso tem saído na frente”, frisou o governador. O Multiplicar promove a interação entre os gestores municipais e as diferentes esferas de governo, para que conheçam os programas relacionados à assistência social, cidadania, trabalho e renda. “Sentimos a necessidade de capacitar os gestores, principalmente os novos, já que dos 141 municípios apenas 30 foram reeleitos”, explica a secretária de Trabalho e Assistência Social, Roseli Barbosa.

Mato Grosso é um dos pioneiros em promover a integração e capacitação de novos gestores municipais sobre programas ligados à assistência social, cidadania, trabalho e renda, conforme a assessora da Secretaria Nacional de Renda e Cidadania do Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), Aline Diniz. “Ações como essa, nos períodos de mudança de gestores municipais, são muito positivas para a integração dos municípios”, acrescenta a assessora.

Entre as iniciativas a serem difundidas durante o seminário está o Plano Mato Grosso Sem Miséria e o funcionamento do Sistema Único da Assistência Social (Suas). Serão abordados ainda os programas de qualificação e na área da cidadania, como Água Viva e o Mutirão da Cidadania. “Com o Multiplicar os gestores municipais terão a oportunidade de conhecer os programas e, assim, executá-los de acordo com a demanda de seus municípios”, completa Roseli Barbosa.

Além disso, representantes do Ministério de Desenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS) e da Controladoria Geral da União (CGU) participarão do evento para tratar sobre a Gestão Orçamentária e Financeira dos recursos repassados aos municípios, principalmente os de origem federal, a exemplo do Programa Bolsa Família.

O prefeito de Cuiabá, Mauro Mendes, parabenizou o Governo do Estado pela iniciativa e lembrou que a área de Assistência Social, Trabalho e Cidadania tem de atuar articulada com demais áreas de um governo, em forma de rede, para efetivamente chegar até quem mais precisa. “São dezenas de programas que precisam ser muito bem trabalhados para que chegue até cada cidadão e atenda suas necessidades específicas. O Multiplicar vai levar conhecimento para quem tem a responsabilidade de executar tais programas”, concluiu o prefeito.

Confira aqui a programação completa do seminário.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15583/visualizar/