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COPA DO MUNDO 2014
Terça - 29 de Janeiro de 2013 às 09:22

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Foto: Edson Rodrigues/Secopa
Arena Pantanal está na fase final das arquibancadas
Arena Pantanal está na fase final das arquibancadas

A 500 dias do início da Copa do Mundo de 2014, o Governo de Mato Grosso informa que dezenas de obras serão entregues ao longo do ano de 2013. Ações estratégicas para o evento também estão em execução para garantir que o evento seja um sucesso, aproveitando a visibilidade internacional que Cuiabá terá durante a competição para impulsionar o turismo.

“Queremos impressionar o mundo em 2014 e, para isso, não temos poupado esforços para executar grandes projetos de infraestrutura em curto espaço de tempo. Além das obras de travessia urbana, as intervenções para a implantação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) estão ganhando volume rapidamente e já iniciamos as obras de reforma e ampliação do Aeroporto Marechal Rondon”, destacou o governador Silval Barbosa.

Dentre as obras previstas na Matriz de Responsabilidades, todas estão em andamento sob responsabilidade da Secopa e, além de preparar a cidade para o maior evento esportivo do mundo, ficarão como legado para todos os mato-grossenses.

"2013 será o ano das inaugurações e a principal obra da Copa do Mundo, a Arena Pantanal, ficará pronta em outubro”, afirmou o secretário da Secopa, Maurício Guimarães. O secretário acrescentou ainda que a transparência na condução dos projetos é fundamental para garantir os resultados e envolver a população na realização desse megaevento.

O Mundial de 2014 contará com transmissão de imagens para 214 países em 376 canais que devem gerar uma audiência de 26,29 bilhões de espectadores. Cada partida de futebol gera 400 horas de transmissão, pois a imprensa que cobre o evento faz diversas abordagens sobre a cultura, economia e curiosidades das cidades-sede. Como Cuiabá terá quatro jogos, Mato Grosso somará pelo menos 1.600 horas de exposição na mídia internacional.

Os investimentos públicos para Copa em Mato Grosso somam cerca de R$ 3 bilhões, dos quais R$ 2,06 bilhões estão vinculados às obras de mobilidade urbana. Com previsão de atrair cerca de 70 mil turistas durante o Mundial, os impactos na economia vão impulsionar a geração de empregos, recirculação do dinheiro, aumento dos investimentos no Estado, setor de alimentação, prestação de serviços, entre outros segmentos.

OBRAS EM ANDAMENTO

ARENA PANTANAL – Com capacidade para 44.336 torcedores, a Arena Pantanal foi concebida a partir de modernos conceitos de funcionalidade e sustentabilidade. O projeto já recebeu vários prêmios, inclusive um internacional e foi elogiado por instituições ligadas à arquitetura nacional. A obra está com 55% dos trabalhos finalizados e será entregue à população em outubro deste ano.

AEROPORTO MARECHAL RONDON - As intervenções no aeroporto incluem a construção de quatro pontes de embarques e desembarques; novas esteiras, serviços de TV Link Digital, sistema de monitoramento de veículos operacionais e sistema de vigilância 24 horas, além da reforma, adequação e ampliação do estacionamento do terminal de passageiros. Com a reforma e ampliação, a área construída passará dos atuais 5.460 para 13.200 metros quadrados. A capacidade também subirá de 2,5 milhões para 5,7 milhões de passageiros ao ano, oferecendo melhor estrutura e segurança. O investimento é de R$ 77,2 milhões e a obra será entregue à população em dezembro deste ano.

VEÍCULO LEVE SOBRE TRILHOS - Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro. Ao longo dos 22,2 quilômetros de trajeto do VLT serão edificados cinco viadutos, quatro trincheiras e três pontes. A capacidade máxima de passageiros será de 400 pessoas por veículo e o tempo de espera para o embarque será de até quatro minutos. A obra será concluída em março de 2014.

TRAVESSIA URBANA - As obras de travessia urbana na capital mato-grossense são resultado de um convênio entre o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e o Governo do Estado de Mato Grosso, na ordem de R$ 165 milhões. Essas intervenções abrangem os trechos urbanos de três rodovias federais (BRs 364/163/070), que englobam as avenidas Miguel Sutil, Fernando Corrêa da Costa e FEB. Estão em andamento a construção das trincheiras Jurumirim/Trabalhadores, Santa Rosa e Verdão, o viaduto do Despraiado, o Complexo Viário do Tijucal e o viaduto da Dom Orlando Chaves .

CORREDOR MÁRIO ANDREAZZA - O corredor Mário Andreazza tem duas etapas: a duplicação da ponte Mário Andreazza e a duplicação da rodovia Mário Andreazza. O objetivo é facilitar o acesso do aeroporto à Arena Pantanal e também ao Centro Oficial de Treinamento da Barra do Pari, o COT, de Várzea Grande. As obras do Corredor Mário Andreazza totalizam cerca de R$ 46 milhões e devem ser entregues em novembro deste ano.

OBRAS DE ACESSO À ARENA PANTANAL - Estão em andamento a duplicação da estrada da Guarita, a duplicação da ponte sobre o rio Pari, a trincheira Mário Andreazza e algumas obras de pavimentação em ruas e avenidas próximas ao estádio.

OUTRAS INTERVENÇÕES DE MOBILIDADE URBANA - Dezenas de obras de mobilidade não previstas na Matriz de Responsabilidades também estão em andamento na cidade, como duplicação de avenidas, construção de pontes, asfaltamento de ruas e alargamento de vias. A função dessas obras é desafogar o trânsito das principais avenidas na cidade, melhorando também o acesso a bairros populosos da capital.

CENTROS OFICIAIS DE TREINAMENTO (COTs) – O Governo de Mato Grosso construirá dois Centros Oficiais de Treinamento (COTs), conforme as obrigações assumidas com a Fifa para realizar o evento. O COT da Barra do Pari (capacidade para 3 mil torcedores), em Várzea Grande, está com a etapa de terraplanagem em andamento. O COT da UFMT (capacidade para 1.500 torcedores), em Cuiabá, está em licitação e o início das obras está previsto para março deste ano. Ambos serão concluídos até dezembro de 2013.






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