Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Terça - 22 de Janeiro de 2013 às 15:16

    Imprimir


Deputado Ezequiel Fonseca (PP),
Deputado Ezequiel Fonseca (PP),
O deputado Ezequiel Fonseca (PP), participou na manhã desta terça-feira (22), de um Bate Papo promovido pela Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso (Fiemt), com Empresários sobre “Como implantar uma indústria na ZPE de Cáceres e quais seus benefícios e vantagens”, no auditório da Federação, em Cuiabá.

Defensor da Zona de Processamento, o deputado destaca que o programa homologado nesta segunda-feira (21) pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e recebido pelo governador Silval Barbosa (PP) para inicio das obras estruturais da ZPE, vai trazer desenvolvimento para o Estado, através de investimentos e geração de emprego e renda.

O evento contou com a participação do presidente do Sistema Federação das Indústrias no Estado de Mato Grosso (Sistema Fiemt), Jandir Milan, do secretário executivo do Conselho Nacional das Zonas de Processamento de Exportação (CZPE), do Ministério do Desenvolvimento da Indústria e Comércio Exterior (MDIC), Gustavo Fontenele, vereadores que fazem parte da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cáceres e empresários do setor.

Conforme a Associação Brasileira de Zonas de Processamento e Exportação (Abrazpe), as ZPEs são distritos industriais incentivados, onde as empresas nelas engajadas trabalham com suspensão de impostos, liberdade cambial (podem manter no exterior, permanentemente, as divisas obtidas nas exportações) e procedimentos administrativos simplificados com a condição de destinarem pelo menos 80% de sua produção ao mercado externo. A parcela de até 20% da produção vendida no mercado doméstico paga integralmente os impostos normalmente cobrados sobre as importações.

Durante o encontro, uma apresentação foi realizada com o intuito de esclarecer as principais dúvidas dos empresários quanto ao novo modelo. Também ficou constatado que além da atração de investimentos, o programa deve trazer para o Estado um equilíbrio financeiro entre as regiões.

Na oportunidade, o deputado Ezequiel afirmou que estará fazendo uma indicação junto ao governador para uma intervenção direta do Estado na isenção de impostos da energia elétrica, frete e telefonia, desonerando os custos da produção e estimulando o investimento empresarial. “A ZPE de Cáceres vai estimular o comércio dos países andinos e provocar o fortalecimento do comércio no MERCOSUL”.

Na quarta-feira (23), haverá uma nova reunião no município de Cáceres visando promover discussões a cerca do programa junto aos empresários locais.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15782/visualizar/