Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quinta - 17 de Janeiro de 2013 às 06:34

    Imprimir


Problemas na visão figuram como principal motivador para a evasão ou desistência das aulas.
Problemas na visão figuram como principal motivador para a evasão ou desistência das aulas.

As secretarias estaduais de Educação (Seduc) e de Saúde (SES), junto ao Conselho das Secretarias Municipais de Educação e a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), iniciam em março deste ano o projeto piloto do Consultório Itinerante Oftalmológico, uma ação do Programa Olhar Brasil executado nas unidades escolares que participam do Programa Saúde na Escola (PSE) e turmas do Programa Brasil Alfabetizado (PBA). A proposta é atuar preventivamente identificando problemas visuais nos estudantes reduzindo impactos como a evasão escolar, principalmente do público atendido pelo PBA, que possui média de 50 anos.

“A Seduc disponibilizará a listagem das escolas do PSE, assim como das turmas montadas para o PBA em 2013 para o posterior atendimento a demanda. Inicialmente iremos avaliar a proposta na capital e, só depois, a ação será expandida” explica Márcia Leonora Dudeque, coordenadora do PBA na Secretaria de Estado de Educação (Seduc/MT).

Conforme Márcia Dudeque, problemas na visão figuram como principal motivador para a evasão ou desistência das aulas. A afirmação é comprovada por pesquisa realizada junto com os alfabetizadores e os alfabetizando em 30 municípios que aderiram a proposta do PBA ano passado.

“A tabulação dos dados revela que em 40% dos casos de evasão, as causas estão relacionadas a problemas oriundos da dificuldade de visão”, cita. E ainda informa que 25% apontaram problemas de saúde de modo geral, e 10% citaram dificuldade de concentração e problemas com drogas. Os demais 25% foram pulverizados entre vários outros apontamentos.

A Estrutura

O Consultório Itinerante Oftalmológico funciona em duas carretas baús totalmente equipadas. Os veículos encaminhados pelo Governo Federal encontram-se no pátio do Hospital Universitário Júlio Muller, responsável por gerenciar o atendimento, assim como da elaboração do cronograma de visitação as localidades indicadas pelos parceiros da ação.

Duas equipes (compostas por médicos residentes do HUJM) serão as responsáveis pela realização das consultas aos estudantes da rede pública.

Segundo Márcia Dudeque, somente após a avaliação do projeto piloto será possível iniciar o processo de interiorização (ainda sem uma data definida). “Mas é oportuno dizer que cabe à saúde, ao Hospital Universitário Júlio Muller, a organização de todo o cronograma de atendimento”.

O Olhar Brasil é uma estratégia do Governo Federal e reúne o Ministério da Educação, Saúde e a parceria dos Governos Estaduais para a execução. Além de Mato Grosso, estados como Maranhão, Paraíba, foram contemplados com o Projeto Olhar Brasil.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/15817/visualizar/