Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PARALISAÇÃO
Quinta - 06 de Dezembro de 2012 às 16:37

    Imprimir


SEEB-MT

O Sindicato dos Bancários de Mato Grosso (SEEB-MT) realizou protesto e manifestação/paralisação ontem (05) em três agências bancárias localizadas no Centro Financeiro de Cuiabá.

O objetivo do protesto foi por conta das atitudes arbitrárias que os Bancos Santander, Itaú e Banco do Brasil vêm impondo à sociedade e aos funcionários das três instituições financeiras da capital.

O Sindicato dos Bancários cobra mais contratação de funcionários e segurança no interior das agências. Os bancários protestam contra as demissões em massa que o Santander vem realizando em todo o país e é a instituição financeira que teve lucro de quase R$ 5 bilhões até setembro, graças ao fruto do trabalho dos funcionários do Banco.

Segundo a Contraf (Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro) mais de 5 mil funcionários do Banco Santander serão demitidos em todo o país até amanhã (07). Somente na capital de Mato Grosso foram desligados do Banco quatro bancários.

Já os funcionários do Banco do Brasil protestaram pelos acordos não cumpridos pelo banco quanto aos funcionários que participaram da greve deste ano. O BB também desrespeitou a Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) e a Constituição Federal no que se refere aos dias de paralisação da Campanha Salarial 2012.

Nesse sentido, o Sindicato dos Bancários defende mais contratação de funcionários e cobra mais segurança nas agências, como a implantação de biombos, câmeras de monitoramento no interior dos bancos e nos estacionamentos das instituições financeiras bem como fachadas blindadas.

“Queremos mais contratações e mais segurança nas agências. É preciso valorizar os trabalhadores e clientes. Tem que ser bom para todos, de verdade”, finaliza o presidente do SEEB-MT, Arilson da Silva.

Ato no Itaú- Os motivos que levaram o Sindicato e os bancários do Banco Itaú à paralisarem a agência ontem foram o descaso que o banco insiste em não implantar porta giratória, biombos e apresenta também quadro de bancários em número reduzido.

A agência atende com horário alternativo das 11h às 18h, sendo que o atendimento é discriminatório, por atender somente clientes do Itaú.

Os dirigentes do SEEB-MT realizaram reunião com os bancários expondo-lhes as consequências dessa posição do banco Itaú, além da discriminação no atendimento ao público aos bancários que sempre foram vítimas da pressão do banco."Agora estão numa situação mais complicada, pois a sobrecarga de trabalho se amplia e a qualidade de vida da categoria que já quase não existia, “foi para o brejo”, ironiza o diretor do SEEB-MT, Natércio C. Brito.

O Sindicato dos bancários entende que o bom atendimento deve ser estendido à toda população e é também favorável ao horário de atendimento em tempo integral, porém desde que haja boas condições de trabalho aos bancários e segurança aos clientes, usuários e bancários.

"Ao demitir trabalhadores, faltando menos de um mês para o Natal, o Santander e o Itaú revelam que não respeitam o Brasil e os brasileiros", ressalta o diretor do SEEB-MT, Natércio C. Brito.

Dados- Das 197 ações criminosas ocorridas em Mato Grosso, conforme levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários, até o momento foram registrados 115 ataques a caixas eletrônicos no Estado e 69 ações criminosas foram praticadas nos bancos desde o início do ano.

A última ação foi registrada no dia 30 de novembro em que bandidos tentaram assaltar o Banco do Brasil da Avenida Fernando Correa da Costa. A intenção do bando era invadir o prédio e levar o dinheiro. Eles fugiram sem levar nada.

Na modalidade de roubo “Novo Cangaço” foram contabilizados 13 roubos contra bancos no Estado.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16014/visualizar/