Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 26 de Novembro de 2012 às 16:12

    Imprimir


Após receber reclamações de alguns servidores que teriam passado mal depois de consumir a água que está sendo servida no Detran-MT, o Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT) contratou um laboratório especializado em análises e constatou que ela está contaminada com coliformes.

“O índice de contaminação está em 117 a cada 100 ml, o que mostra que não atende ao padrão microbiológico para água de consumo humano. É muito sério essa situação, pois além dos servidores, a água também é consumida por todos os contribuintes que vão em busca dos serviços do Detran-MT em todo o Estado", afirmou Veneranda Acosta, presidente do Sinetran-MT.

Segundo ela, a empresa de água licitada pela SAD tem que ser utilizada em todos os órgãos do Estado, o que requer um cuidado maior por parte daquela Secretaria. "Ao meu ver, a SAD deve submeter a água comprada à análises periódicas num laboratório de referência, pois essa água reflete diretamente na saúde dos servidores", completa Veneranda.

A água foi coletada de um garrafão no Detran no dia 5 de novembro e na amostra foi encontrado Coliformes Totais, o que para consumo humano recomenda-se desinfecção antes do consumo, conforme a Portaria 2.914/11 do Ministério da Saúde, pois pode causar diarréia, náuseas e dores estomacais.

Veneranda já encaminhou um ofício notificando o Detran-MT da água contaminada para que seja trocada imediatamente e seja também comunicado o fato a SAD. "Não sabemos se a contaminação é diretamente da água ou se é por falta de medidas de higiene na manipulação do garrafão ou até mesmo dos bebedouros, o fato é que a água está contaminada e cabe ao Detran tomar as devidas providências para resolver o problema definitivamente."






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16097/visualizar/