Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
EDUCAÇÃO
Quarta - 07 de Novembro de 2012 às 06:50

    Imprimir


Devido ao não preenchimento das vagas para professores orientadores de estudos para o projeto “Pacto nacional para a alfabetização na idade certa”, a Secretaria Municipal de Educação (SME), reabre as inscrições. Elas serão realizadas - nos dias 08 e 09 de novembro - na sede da SME.

As vagas serão para a Rede Municipal de Ensino de Várzea Grande, de acordo com o termo de adesão, com o Ministério da Educação (MEC,) - com o projeto “Pacto nacional pela alfabetização na idade certa”.

Para o Secretário Municipal de Educação, Odenil Seba, o pacto representa zerar a defasagem de idade e ano dos estudantes - do primeiro ao terceiro ano do primeiro ciclo. “Várzea Grande está entre os cinco mil municípios que, aderiram ao pacto”, destaca.

“É um mutirão de formação continuada, para professores alfabetizados que o Governo Federal está fazendo, para que ao final do primeiro ciclo – correspondendo ao terceiro ano – os alunos estejam alfabetizados, lendo e escrevendo corretamente, interpretando e calculando”, assinala a técnica Catarina Silva.

Catarina acrescenta que foi montada uma comissão para fazer análise curricular e contagem de pontos de professores interessados em serem orientadores do estudo. “Eles serão os formadores dos professores”, destaca.

Em breve será publicado um edital. Serão enviadas para as escola – por e-mail – as fichas de inscrição dos professores alfabetizadores.

Pacto - as ações serão disponibilizadas pelo MEC; com materiais pedagógicos, referências curriculares que, contribuem para a alfabetização e o letramento. Tem como eixo principal, a formação continuada dos professores alfabetizadores. O curso presencial será de dois anos, com carga horária de 120 horas, por ano. A metodologia propõe estudos e atividades práticas.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16189/visualizar/