Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
POLÍTICA
Quarta - 31 de Outubro de 2012 às 06:57
Por: Redação / Gazeta Digital

    Imprimir


vgnews
Prefeito de Várzea Grande Tião da Zaeli (PSD)
Prefeito de Várzea Grande Tião da Zaeli (PSD)

O prefeito de Várzea Grande Tião da Zaeli (PSD) entregou a carta de renúncia na Câmara de Vereadores que foi protocolada pelo procurador-geral do município Marcos Coutinho Avalone. Os parlamentares se reuniram em sessão extraordinária para ler o documento e declararam vago o cargo de prefeito que deverá ser assumido pelos próximos 60 dias pelo presidente do Legislativo varzea-grandense Maninho de Barros, também do PSD. Zaeli, segundo informações de bastidores, renunciou ao cargo de prefeito para se livrar de uma possível cassação pelo Legislativo, o que o tornaria inelegível por 8 anos.

Nos bastidores correm boatos de que ele tomou a decisão devido a denúncia feita pelo ex-procurador do município, Antônio Carlos Kersting Roque, à Câmara de Vereadores relatando que o social democrata não havia se afastado da administração de suas empresas para assumir o Executivo Municipal do segundo maior município de Mato Grosso.

A prefeitura de Várzea Grande contabiliza o número de 4 prefeitos em menos de 2 anos, uma vez que em 2011 após afastamento do então prefeito Murilo Domingos, também passaram pelo cargo de chefe do Executivo além de Zaeli, o vereador João Madureira (PSC) que comandou a prefeitura por 45 dias.

O presidente da Câmara de Várzea Grande, Maninho de Barros (PSD), foi empossado no cargo de prefeito nesta terça-feira (30), às 20h, após Tião da Zaeli (PSD) renunciar ao cargo.

Em janeiro, o prefeito Walace Guimarães (PMDB) assume o cargo.

Zaeli foi eleito vice-prefeito na chapa de Murilo Domingos (PR) em 2008 com quem acabou brigando posteriormente em 2010 por desavenças políticas e não participava das decisões tomadas por Murilo. Contudo, conseguiu chegar a administração municipal após sucessivas cassações impostas a Murilo Domingos, tanto pela Justiça, quanto pela Câmara Municipal, sendo que numa das vezes os vereadores afastaram o prefeito e o vice.

Tião da Zaeli perdeu a reeleição em 7 de outubro e se logo depois se tornou alvo da acusação do advogado e ex-procurador do município, Antônio Carlos Kersting Roque de que o mesmo não se desincompatibilizou de suas empresas particulares em 2009 para assumir o mandato de vice. Diante da pressão da Câmara dos Vereadores que já tinha pronto um parecer jurídico da Consultoria Jurídica da Mesa Diretora que acolhia os argumentos de Roque, Zaeli teria confidenciado a assessores mais próximos que não permitiria que Várzea Grande seja novamente levada a insegurança jurídica como aconteceu em 2011. À ocasião, em menos de 30 dias, três prefeitos foram empossados e afastados da direção municipal por questões meramente políticas e sem embasamento legal algum, tanto que a Justiça revogou todas as decisões tomadas pelos vereadores com o intuíto de prejudicar a administração municipal. (Colaborou Marcos Lemos)
 





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16222/visualizar/