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SEGURANÇA
Quinta - 02 de Agosto de 2012 às 14:36
Por: Com assessoria PJC

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Criada em 2009 para garantir cuidados e preservar os quatro pilares de vida, saúde, social, profissional e afetivo dos servidores da Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), a Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida busca, por meio de uma equipe de profissionais na área de psicologia, serviço social, administração, educador físico, tecnólogo em recursos humanos, profissionais letrados e pedagogas, ações que levam melhorias na qualidade de serviço, gerando melhor desempenho no ambiente de trabalho e vida social.

À frente da coordenadoria há quatro anos, Queila Nunes atuou como psicóloga desde 2003 no Serviço de Atendimento da Policia Militar, onde desenvolvia trabalhos de acompanhamento junto aos militares. Nesta entrevista, a coordenadora ressalta os serviços da Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida.

1 - Quais as atribuições da Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida?

A coordenadoria é um setor ligado à Superintendência de Gestão de Pessoas que tem por objetivo contribuir para a promoção do bem-estar no trabalho e para o crescimento dos servidores em suas carreiras. Esse serviço disponível foi instituído através da necessidade de desenvolver projetos de valorização profissional com foco na saúde ocupacional dos agentes públicos e, também, da necessidade de formação de uma equipe multissetorial e multidisciplinar com capacidade de implementação dessas ações. A coordenadoria contribui para a realização de ações integradas e sistêmicas de gestão do conhecimento com promoção da saúde e segurança no trabalho dos servidores, como parte da política de valorização profissional do Governo do Estado.

2 - Quais os serviços oferecidos para os servidores?

No total, são cinco programas desenvolvidos junto aos servidores. Prevenção e Gerenciamento do Estresse, que através de mapeamento, workshops, circuito qualidade de vida, leva informações sobre as causas e combate ao estresse. Outro programa é o de Acompanhamento da Recuperação e Reinserção do Servidor no Trabalho – no qual é realizado atendimentos, orientações, acompanhamentos e encaminhamentos necessários. Programa de Orientação para Aposentadoria e Felicidade – orientando o servidor e preparando-os para o pós carreira, reforçando a importância da qualidade de vida. Programa ‘O Desafio de Ser Feliz’, que realiza campanhas educativas para fortalecer e fomentar o auto cuidado e a prevenção de doenças ocupacionais. E, por último, o Programa ‘Administrando Conflitos na Prática’, fortalecendo a liderança, a fim de desenvolver nas atitudes necessárias para administração de conflitos no trabalho e identificar atitudes necessárias para resolução de conflitos junto a seus liderados colegas e superiores.

3 – Recentemente, a gerência recebeu uma quantia expressiva do Governo Federal. No que será investido?

Através de convênios com a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), a coordenadoria recebeu em 2011, R$ 990 mil reais investidos na formação de líderes para orientação financeira, reestruturação de alojamentos e refeitórios e Programa de Implementação de Avaliação Psicológica de Porte de Arma. Em 2012, a coordenadoria recebeu o valor de R$ 730 mil reais para investir nas Comissões Intersetoriais de Saúde e Segurança no Trabalho. Os dois convênios serão executados em 2013.

4 – Quais as metas para o segundo semestre de 2012 e quantos servidores já foram beneficiados desde 2009 com os programas da coordenadoria?

Nossa meta para o segundo semestre é atender 3.500 servidores da segurança pública em todo Estado com nossos programas. Desde a criação da coordenadoria, em 2009, já atendemos mais de 4.966 trabalhadores da segurança.

5 – Qual o planejamento da coordenadoria para a Copa do Mundo de 2014?

Desde que saiu o resultado de que Mato Grosso seria uma das cidades sedes para a Copa de 2014, a coordenadoria realiza o Curso de Idiomas de inglês e espanhol, visando a preparação e melhoramento do atendimento durante o evento.

6 – A gerência já ganhou prêmios de reconhecimento devido às ações e programas voltados especialmente para saúde e bem estar do cidadão?

Em 2011, com o Programa e Gerenciamento do Estresse recebemos o Prêmio Internacional “Daniel Lipp”, como melhor estudo empresarial apresentado no 4º Congresso Internacional de Stress em Campinas, São Paulo.

7- Qual a importância da Coordenadoria de Aplicação, Desenvolvimento e Qualidade de Vida para os servidores da segurança pública?

A importância vem acompanhada das ferramentas utilizadas para conseguir que o servidor tenha, através da coordenadoria, um equilíbrio no trabalho e na questão emocional, junto com a valorização pessoal, melhor autoestima, sentimento de cidadão útil, sentimento de membro do grupo, valorização do servidor e promoção da união em grupo que contribui para a eficiência do atendimento prestado pelos profissionais antes, durante e após evento.





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