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CIDADANIA
Sexta - 27 de Julho de 2012 às 11:03
Por: Com assessoria SECOM Cba

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O projeto “Parlamento Mirim”, iniciativa da Assembleia Legislativa de Mato Grosso, que tem como finalidade implementar ações voltadas para a participação dos alunos em atividades que possibilitem a construção da cidadania, teve o resultado da legislatura de 2012 divulgado no dia 16 de julho, e agora tem como foco a preparação dos vencedores.

No próximo dia 09 os deputados mirins participarão de um seminário preparatório, das 08h às 18h, no auditório Licínio Monteiro, na Assembléia Legislativa, para estarem inteirados sobre a rotina da Casa de Leis no dia em que tomarem posse, marcada para 14 de agosto.

A ação envolve estudantes do 5º ao 9º ano do ensino fundamental de escolas públicas e privadas, e proporciona aos vencedores a participação na jornada parlamentar, com direito à diplomação, posse e exercício de mandato por um dia.

Neste ano, alunos de seis escolas municipais de educação básica venceram o projeto: Ana Clara Augustinho, do 6º ano da EMEB Floriano Bocheneki; Carlos Henrique Selzlein, do 6º ano da EMEB Professor Firmo José Rodrigues; Eva Munyque da Cruz, do 7º ano da EMEB Professora Hilda Caetano dos Guimarães; Jean Carlos de Santana, do 6º ano da EMEB Esmeralda de Campos Fontes; João Felipe Silva e Silva, do 6º ano da EMEB Professora Gracildes Melo Dantas; e Sullamytha Salú, do 6º ano da EMEB Lenine de Campos Póvoas.

Estes estudantes abordaram o incentivo à cultura, ao esporte, à leitura, e à qualidade no transporte público para pessoas com deficiência.

Para concorrer, cada participante teve que elaborar um Projeto de Lei, diante de discussões e debates realizados em sala de aula, junto aos professores.

Processo Seletivo

Cada unidade escolar fez uma seleção interna das propostas apresentadas e escolheu o projeto que iria representá-la na próxima etapa, na Assembleia Legislativa.

Feito isso, uma Comissão Especial examinou as propostas apresentadas e selecionou os 24 melhores projetos.

Os projetos de Lei poderiam abordar as seguintes temáticas: cultura, direitos humanos, educação, esporte, habitação, meio ambiente, natureza, saúde, e segurança pública.





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