Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Segunda - 16 de Julho de 2012 às 15:06

    Imprimir


O Sindicato dos Servidores do Detran-MT (Sinetran-MT) fez uma enquete para saber se a população confia na fiscalização feita pela Autarquia no que se refere as serviços de auto-escolas e despachantes. A resposta foi a esperada. 55% dos participantes da enquete classifica a fiscalização nesse quesito como total descaso. 22% acham que é ruim, 19% que é péssimo e 5% acreditam que é boa.

A pergunta foi “Como você classifica a fiscalização do Detran nos serviços das auto-escolas e despachantes?” e ficou no site do Sinetran (www.sinetranmt.org.br) durante 1 mês para votação.

“Para o Sinetran fica claro que as fraudes podem acontecer pela falta de fiscalização por parte da própria Entidade, já que no organograma do Detran-MT, a coordenadoria de Fiscalização que é responsável em fiscalizar todas as auto-escolas credenciadas e despachantes do Mato Grosso inteiro, só tem uma "equipe" formada por 1 servidor comissionado e 1 servidor efetivo. É humanamente impossível 2 pessoas fiscalizarem as centenas de auto-escolas e despachantes existentes no Estado. Já que o Detran-MT optou por terceirizar toda a parte de formação de condutores, ele tem ao menos a obrigação de fiscalizar de forma eficaz as empresas credenciadas, caso contrário, o resultado nós veremos nos índices de acidentes de trânsito do Estado", denuncia a presidente do Sinetran Veneranda Acosta.

Na gerência de fiscalização de despachante, só tem 1 servidor comissionado e um estagiário. Para Veneranda, o que mais a assusta é ver o Estado delegar uma função de fiscalização a um servidor não-efetivo. "O correto é termos uma fiscalização formada por uma equipe compatível com a demanda e exclusivamente efetiva, e também termos esses credenciamentos por meio de processo licitatório como é feito em outros Estados, justamente para não se ter nenhum tipo de favorecimento político, anti-democrático, tanto no credenciamento, como na fiscalização."

Para a presidente do Sinetran-MT, somente depois que a fiscalização das auto-escolas e despachantes for devidamente estrutura é que o Estado poderá coibir qualquer tipo de fraude na emissão dos documentos. "Se não houver seriedade na fiscalização, e o Detran-MT tapar os olhos para a realidade, as empresas credenciadas poderão agir da forma que bem entenderem", conclui Veneranda.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16519/visualizar/