Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
CIDADE
Quinta - 12 de Julho de 2012 às 15:38

    Imprimir


O eletricista Marcelo Rodrigues tem agora uma nova diversão para os fins de semana e momentos de lazer com amigos e família: um baralho especial, com regras de segurança que devem ser seguidas por ele durante a execução de seu trabalho. O baralho compõe um kit de materiais entregues a todos os eletricistas da Cemat. Esta ação faz parte da campanha “Segurança em 1º lugar”, lançada no dia 11 de julho, com o objetivo de reduzir o número de acidentes de trabalho com energia elétrica, por meio da conscientização dos colaboradores. Além do baralho, os 600 eletricistas da Cemat receberam também jogos da memória, adesivos, cartazes, manuais de bolso e avisos que serão colocados nos veículos.

Todos esses materiais orientam os colaboradores sobre as 15 dicas de segurança escolhidas como foco da campanha, que também foi lançada nas demais gerências regionais da concessionária e em todas as empresas da Rede Energia no país. Um dos destaques desse trabalho é a utilização de materiais lúdicos, que podem ser usados pelos eletricistas fora do ambiente de trabalho, como é o caso dos baralhos e jogos da memória. Esse foi justamente um dos pontos que mais chamou a atenção do eletricista Marcelo Rodrigues, que começou a trabalhar na Cemat há poucos dias. “O material que recebemos é bem interessante, pois é ilustrativo e aproxima os funcionários. Acredito que facilita a compreensão”, disse Marcelo.

De acordo com o coordenador do Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (Sesmt) da Cemat, Heitor Ragalci Galdino, a campanha pretende mobilizar os líderes de equipes para que eles atuem efetivamente na conscientização dos funcionários. “Os líderes acompanham os eletricistas todos os dias, participam da rotina de trabalho, e são os nossos grandes aliados nesse processo de educação em nome de práticas mais seguras”, disse o coordenador, que apresentou a campanha aos funcionários.

O diretor de Operações da distribuidora, José Adriano Mendes Silva, conversou com os eletricistas no lançamento da campanha. Ele falou sobre os benefícios da energia elétrica para a sociedade e também destacou o quanto ela é perigosa. “O produto com o qual trabalhamos é silencioso e perigoso. E diante disso, a realização de campanhas educativas é fundamental. No entanto, é preciso o envolvimento de todos, pois só assim os objetivos serão atingidos”, destacou o diretor.

Para o eletricista João Batista Pereira, que trabalha na Cemat há 13 anos, campanhas como essa são fundamentais para que os funcionários percebam a dimensão e responsabilidade de seu trabalho. “Essa campanha faz a gente lembrar que é preciso estar sempre atento. Os materiais que recebemos vão ajudar muito porque sempre lembraremos as principais regras de segurança, seja no carro, na subestação e até mesmo em casa”, disse João Batista.

As 15 regras da campanha resumem o que todos os eletricistas já são treinados e capacitados a cumprir diariamente. Porém, a forma de apresentação, com regras representadas por placas de sinalização, facilita a lembrança de cada passo. Confira quais são as 15 regras da campanha “Segurança em 1º lugar”:

Regra nº 1 – Realizar a APR (Análise Preliminar de Risco), avaliando todos os riscos antes de iniciar os serviços.

Regra nº 2 – O uso dos Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e Equipamentos de Proteção Coletiva (EPCs) é obrigatório.

Regra nº 3 – Para atividades com a rede desenergizada é obrigatória a instalação dos conjuntos de aterramento.

Regra n° 4 – Sinalizar adequadamente o canteiro de trabalho.

Regra nº 5 – É dever do operacional de solo zelar pelo eletricista executante.

Regra nº 6 – No momento da energização, todos os componentes das equipes devem, obrigatoriamente, estar no solo.

Regra nº 7 – Em atividades de linha viva, é obrigatório bloquear o circuito e isolar adequadamente o ponto de trabalho.

Regra nº 8 – A escada deve estar bem posicionada, amarrada e em boas condições de uso.

Regra nº 9 – Somente inicie as atividades após a liberação do Centro de Operações.

Regra nº 10 – Os veículos e motocicletas devem estar em boas condições. Todos devem dirigir com responsabilidade.

Regra nº 11 – Somente pessoas autorizadas podem trabalhar em atividades do Sistema Elétrico de Potência (SEP).

Regra nº 12 – Equipes de linha viva e equipes de redes desenergizadas não podem trabalhar simultaneamente no mesmo serviço.

Regra nº 13 – É proibido trabalhar em cruzamentos com a outra rede energizada.

Regra nº 14 – Não realizar o serviço se o cão oferecer risco.

Regra nº 15 – Sempre caminhar com cuidado e atenção.






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16529/visualizar/