Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
COPA DO MUNDO 2014
Quinta - 05 de Julho de 2012 às 12:29

    Imprimir


Começou em Várzea Grande a primeira operação para as obras de arte de implantação do VLT. Para antecipar as informações do subsolo no local e se prevenirem possíveis interferências, o consórcio está escaneando a região onde se concentrarão as obras. Na manhã de quarta-feira (04.07), um aparelho que captura imagens e realiza o mapeamento está percorrendo o trajeto do VLT para identificar possíveis intervenções.

Durante todo o período da manhã, o aparelho percorreu a extensão da rotatória do Zero km em Várzea Grande. Com tecnologia de radar e analisando uma profundidade de até 5 metros, a máquina permite localizar materiais enterrados antes de iniciar as operações de escavação e perfuração do solo, evitando assim, danos em cabos elétricos e ruptura de tubos e adutoras de água durante o período de trabalho.

Com sistema de transmissão de dados, o detector fornece o resultado em tempo real de metas rasas e profundas na mesma tela e localiza a posição exata de tubos e cabos. Além de realizar esse diagnóstico, o aparelho ainda avalia a profundidade, espessura, vazamento e infiltrações e locais de possíveis estruturas arqueológicas.

No local, o consórcio ainda faz a checagem do serviço de topografia, estudo este já realizado e disponibilizado no anteprojeto do VLT. A topografia tem por principal objetivo representar graficamente, através da planta de levantamento topográfico, todas as características de uma área, incluindo o relevo, curvas de nível, elementos existentes no local, metragem, cálculo de área, pontos cotados, norte magnético, coordenadas geográficas, acidentes geográficos, entre outros.

Após a elaboração desses estudos e finalização do projeto executivo, as obras da trincheira no Km Zero em Várzea Grande deverão começar no início de agosto.

 






URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16573/visualizar/