Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
PECUÁRIA
Quarta - 04 de Julho de 2012 às 09:58

    Imprimir


Comitê consegue o objetivo da campanha que é abranger todo o município, principalmente as comunidades rurais e assentamentos. Estes, considerados áreas de risco em virtude da falta de infraestrutura.

Várzea Grande conseguiu 100% da meta de vacinação do rebanho bovino e bubalino - de zero a dois anos - o que corresponde aproximadamente oito mil cabeças, distribuídos em 570 propriedades. O balanço da campanha foi informado pela secretaria de Meio Ambiente Agricultura, sob a coordenação do Comitê Municipal de Erradicação da Febre Aftosa. A campanha foi realizada até 30 de maio, e a comunicação 12 de junho. Na oportunidade, os animais também receberam a dose vacinal contra brucelose.

A outra etapa da campanha está prevista para ocorrer em novembro e atingirá animais de mamando a caducando, e a comunicação dever ser feita até 10 de dezembro. O presidente do Comitê Municipal de Erradicação à Febre Aftosa, José de Arruda Filho, disse que o sucesso da campanha está na metodologia desenvolvida pelas parcerias. “Há seis anos consecutivos estamos atingindo a cobertura vacinal, contra febre aftosa”, comemorou.

Conforme José de Arruda o estado de Mato Grosso está livre da febre aftosa há 15 anos. A meta conta com a parceria dos produtores que se conscientizaram, colaborando e sensibilizando com a campanha. “Graças ao trabalho orientativo e educativo, plantado há mais de uma década, estamos colhendo os bons frutos, e tendo reconhecimento. Hoje os produtores procuram o comitê e o INDEA”, destaca.

O secretário de Meio Ambiente e Agricultura, Celso de Souza Brandão, disse que o maior desafio do município é fazer com que os produtores recebam a equipe e cumpra com as obrigações. “A meta da secretaria, juntamente com parceiros é continuar desempenhando este trabalho para que o município seja imune destas zoonoses.  Oferecer oportunidades de capacitação para equipe técnica para que, continuemos livres da febre aftosa”.

Todos os proprietários rurais de Várzea Grande compraram a vacina e aplicaram nos animais no período determinado. O rebanho do município, contabiliza 25.300 cadastradas no Comitê.

O frasco contra a aftosa tem o correspondente a 10 doses e cada dose custa, em média, R$1,20.

DEVER - Além de vacinar o rebanho, o produtor deve passar as informações do fato ao INDEA/MT. Os que por motivos maiores, não repassam as informações recebem advertência de 45 dias do órgão. O importante é vacinar e comunicar imediatamente.

Nesta etapa os proprietários comparecem ao INDEA/MT com a nota fiscal da compra da vacina e a relação de todos os animais vacinados, devendo constar o sexo e idade de cada cabeça.

SUPORTE – O Fundo de Emergência de Sanidade Animal do Estado de Mato Grosso (FESA/MT) disponibilizou dois vacinadores comunitários. para dar suporte e realizar o trabalho nas comunidades. Eles fizeram a aplicação das doses, nas localidades onde o produtor, por motivos excepcionais, ficaram impossibilitados de fazer a aplicação da dose. “Há 14 anos trabalhamos para o fortalecimento da política de erradicação da aftosa em Várzea Grande”, ressalta José de Arruda.

ADVERTÊNCIA - O presidente do Comitê Municipal de Erradicação à Febre Aftosa, adverte que a vacina contra brucelose só pode ser aplicada por um médico veterinário ou técnico capacitado e cadastrado pelo INDEA/MT. Após a vacinação das bezerras, deve ser exigido o atestado de vacinação. O criador deve comparecer ao INDEA e informar aplicação das doses. Deve levar duas vias do atestado, assinado pelo médico veterinário. Uma via é devolvida, devidamente carimbada, ao criador.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16591/visualizar/