Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
DESENVOLVIMENTO
Quarta - 27 de Junho de 2012 às 14:59

    Imprimir


Projetos do Governo de Mato Grosso relacionados à infraestrutura e logística, com o aval da União, foram apresentados pelo chefe do Executivo Estadual, Silval Barbosa em Pequim na terça-feira (26.06). Durante o seminário "Rota da Integração" os empresários do país que mais cresce no mundo conheceram as potencialidades de Mato Grosso, num evento onde o Governo do Estado pôde expor novas perspectivas referentes ao mercado em questão. O governador destacou que Mato Grosso é um dos Estados que mais avança no Brasil atraindo cada vez mais investimentos e empresas, o que reflete na produção e na evolução socioeconômica dos indíces de crescimento do Estado.

Durante sua apresentação, Silval Barbosa ressaltou as principais características de Mato Grosso e lembrou que o Estado além de oferecer um potencial turístico inquestionável, é o único no país a possuir três biomas, Cerrado, Amazônia e Pantanal. Cuiabá, sede da Copa do Mundo FIFA 2014, também teve seu destaque na explanação feita pelo governador. "Temos uma riqueza muito vasta no que diz respeito ao turismo, cultura e produção, principalmente de grãos. Mato Grosso tem despontado no cenário nacional e mundial devido aos avanços que temos alcançado e esse destaque é graças a parcerias que o Governo do Estado tem buscado dentro e fora do Brasil e que tem dado certo", disse Silval.

O seminário teve a participação do vice-presidente do Banco de Desenvolvimento da China (CDB), Zhou Weidong, que apresentou as propostas de investimento do banco em outros países. No Brasil, o CDB já investiu cerca de US$ 20 bilhões. Entre os projetos de investimentos está a ferrovia Cuiabá-Santarém, que já vem sendo trabalhada em parceria com a companhia asiática China Railway Engineering Corporation (CREC). "A viagem também está proporcionando o aumento de novas parcerias para investimentos em Mato Grosso", ressaltou o governador ao mencionar que nos encontros os empresários chineses têm demonstrado muito interesse pelo Brasil e que o grupo mato-grossense tem direcionado estas intenções de investimentos para Mato Grosso.

O ex-embaixador da China no Brasil, Chen Duqing considera que a visita do governador tem um significado importante, uma vez que Brasil e China assinaram um pacto de cooperação econômica na última semana. Chen lembrou que a China é uma das maiores parceiras de Mato Grosso e destacou o seminário. "Assim, a gente procura se entender melhor. Essa parceria vai ser benéfica não apenas para China e Brasil, mas também para o mundo".







URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16635/visualizar/