Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ECONOMIA
Segunda - 11 de Junho de 2012 às 10:47

    Imprimir


Rai Reis
Surpreendente! É o que mais se ouve falar da mostra Morar Mais por Menos, que reúne arquitetura, decoração, gastronomia e arte reunidos nos 50 ambientes criados de forma versátil, acolhedora e de muito bom gosto pelos 70 profissionais de arquitetura e decoração. Idéias e propostas geniais que podem ser apreciadas até o dia 13 de julho no Clube Dom Bosco, sempre das 16 horas até 22 horas.

Morar Mais por Menos é uma  franquia carioca, que já conquistou mais de dez cidades, é este ano estréia em Cuiabá trazendo de volta o saudoso Clube Dom Bosco em meio a um novo conceito de fazer arquitetura, com foco no “chique que cabe no bolso”. Para a arquiteta, Cátia Matsubara, uma das profissionais que assinou a Casa do Pescador e a loja de presentes “Janela” a mostra é aconchegante. “Nada é muito industrializado, tudo tem a mão humana, por isso todos que entram aqui se sentem abraçados”, diz.

A entrada do clube já demonstra o cuidado e a graça no trabalho dos arquitetos, com detalhes inéditos preparados pelas arquitetas: Cassia Abdaliah, Caroline Arantes, Halinne Figueiredo, Juliana Cascares e Monica Velasco. Na Sala de Memórias, Enize de Carvaho, Cláudia Sabóia, Tarim Vassoler e Dayane Ziani prepararam o espaço recheado de emoções, com fotos dos bailes inesquecíveis do bons tempos do Clube Dom Bosco.Num telão, um documentário com fotos e depoimentos de autoria do videomaker, Antonio Carlos Banavita da F3 Vídeos e Produções mostra a alegria de cuiabanos como Aecim Tocantins em ver o clube reaberto. “Acredito muito nesses jovens arquitetos que estão ressuscitando o clube”, comemorou o ex-governador.

E as surpresas só vão aumentando a cada passo que se dá na mostra Morar Mais por Menos. A “Casa do Pescador”, produzida numa casa popular do programa habitacional “Minha Casa Minha Vida” e uma demonstração de que não importa o tamanho. Simplicidade combina com conforto e bom gosto. Tudo feito pelas mãos da arquiteta Cátia Matsubara. Nos ambientes à frente pode-se apreciar idéias como uma parede decorada com teclados de computador, folhas de livros, caixotes e muito mais.

Na área externa é só alegria. Ainda tem o “Espaço do Escritor”, uma homenagem perfeita para o poeta e escritor Silva Freire, de autoria de João Pedro D Ornellas, Hilvena Del Pintor e Luiz Henrique Romero, o espaço “Bijuterias Finas” de Janaína Sierra, a Loja da Janela, o espaço café e dos aromas e por aí segue. Tem muita coisa pra ver essa que é uma das mostras mais inovadoras do Brasil.

Histórico

Desde maio de 2011, quando foi assinado o contrato com a franquia nacional, mais de 500 profissionais, entre arquitetos, decoradores, artistas plástico, empresários  e funcionários internos trabalham ininterruptamente para fazer valer cada visita ao evento, que acontece entre os dias 06 de junho e 13 de julho. O resultado promete ser compensatório não apenas pelo viés estético, com a reoxigenação de conceitos arquitetônicos para a população mato-grossense, mas também uma gratificação histórica e social para Cuiabá: inaugurado em 1925 e inativo há mais de 30 anos, o Clube Dom Bosco passou por obras de revitalização para sediar o evento. “Além de mostrar um jeito novo de fazer arquitetura, o Morar Mais também valoriza um local de grande representatividade para Cuiabá”, explica o coordenador do Morar Mais Cuiabá, arquiteto Rafael Gonçalves Dias.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16750/visualizar/