Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ESPORTES
Terça - 22 de Maio de 2012 às 05:52
Por: Gabriel Fialho

    Imprimir


Glauber Queiroz/ME
Intervenções alcançaram cerca de 45% do total
Intervenções alcançaram cerca de 45% do total
O ministro do Esporte, Aldo Rebelo, realizou a segunda visita à Arena Pantanal, em Cuiabá, na segunda-feira (21.05) e disse estar satisfeito com a evolução das obras do estádio que irá abrigar quatro partidas da Copa do Mundo da FIFA 2014. Rebelo destacou que o empreendimento está dentro do cronograma previsto e que as construtoras têm condições, se necessário, de acelerar as intervenções. A previsão oficial é de que o estádio seja entregue em dezembro de 2012.

“As obras já passaram pelo momento mais crítico, de demolição, fundação e terraplanagem. Agora é a parte de montagem da estrutura, que é pré-moldada. Com um balanço mais ou menos intensivo de mão de obra, abrindo mais turnos de trabalho, intensificando quantidade de equipamentos e matéria prima é possível acelerar a obra. Recolhi informações ontem e hoje e temos grupos do ministério que acompanham as intervenções e sabemos que aqui está dentro do cronograma previsto”, disse o ministro.

Acompanhado pelo governador de Mato Grosso, Silval Barbosa, e pelo Secretário Estadual da Copa, Maurício Guimarães, o chefe da pasta do Esporte foi ao mirante da arena e ouviu dos engenheiros responsáveis pelo projeto explicações sobre o andamento da construção. Depois, Rebelo concedeu entrevista coletiva no próprio canteiro de obras e relativizou as porcentagens de andamento das obras apresentadas em diferentes fontes.

“As empresas e os consórcios que constróem um estádio nem sempre usam os mesmos critérios e estatísticas. Aparecem números diferentes, porque as fases possuem pesos diferentes. Quanto representa uma demolição? Uma fundação? Quando se faz um balanço, pode dar diferença, mas nós não nos impressionamos com isso. Confio nos dados das empresas porque elas fazem balanço de esforço aplicado na obra e têm capacidade de acelerar a construção”, afirmou Rebelo.

O governador matogrossense reforçou o monitoramento constante pelo qual o projeto da arena passa, inclusive pela FIFA. “O Comitê Organizador Local já esteve aqui depois da primeira visita do ministro e passou as informações para a FIFA, assim como o ministério passa para a Presidência da República. Trabalhamos de forma integrada e reforçando os compromissos para o êxito na organização da Copa”.

O ministro do Esporte se reuniu com os cronistas esportivos do Mato Grosso, após a visita, com o objetivo de discutir formas de promover e fortalecer o futebol regional. Aldo Rebelo viaja ainda nesta segunda-feira para São Paulo. Amanhã (22.05) visita as obras da Arena de Itaquera.

Andamento
As obras da Arena Pantanal alcançaram cerca de 45% de execução, segundo informações da Secretaria de Copa de Mato Grosso. As estruturas metálicas da arquibancada sul estão sendo colocadas e as da arquibancada norte estão em fase final de montagem. Ambas são removíveis e abrigarão 17 mil assentos do estádio, dos 43 mil lugares que correspondem à capacidade total da arena para 2014.

Em todos os setores já foram iniciadas a fixação das arquibancadas inferiores, com a colocação das vigas jacaré (que dão sustentação aos degraus). Com caráter multiuso, o palco da Copa em Cuiabá conta com 650 operários trabalhando em dois turnos, sendo 24 egressos de trabalho escravo e outros nove que cumprem pena em regime semi aberto.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16910/visualizar/