Toque de Alerta - toquedealerta.com.br
ELEIÇÕES 2012
Segunda - 14 de Maio de 2012 às 19:28

    Imprimir


Modelo de VLT a ser implantado em Cuiabá
Modelo de VLT a ser implantado em Cuiabá
A Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo (Secopa) realiza nesta terça-feira (15.05), às 9h30, em Cuiabá, a sessão de abertura das propostas para licitação do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). O processo licitatório está em curso nos moldes do Regime Diferenciado de Contratação (RDC), que permite a contratação integrada dos projetos básicos, executivos, execução das obras, fornecimento e montagem de sistemas e material rodante.

Durante a sessão serão entregues os envelopes contendo as propostas de preços e propostas técnicas das empresas interessadas, além da documentação necessária para o credenciamento. A Comissão de Licitação da Secopa divulgará os valores globais indicados por cada um dos concorrentes e as propostas técnicas serão analisadas internamente.

No RDC, a divulgação do orçamento das obras ocorre no final da licitação possibilitando maior competitividade entre os concorrentes. Contudo, os órgãos de controle tem acesso a todas as informações disponíveis. O Estado está viabilizando um empréstimo no valor de R$ 1,2 bilhão (através da Caixa Econômica Federal e BNDES). Entretanto, o valor da obra só será conhecido ao fim do certame, com o anúncio do vencedor.

“A meta é anunciar em até dez dias o nome do vencedor e, na sequência, providenciaremos todos os trâmites legais para assinatura do contrato e liberação da ordem de serviço”, explicou o secretário extraordinário da Copa do Mundo, Maurício Guimarães. O prazo contratual para entrega do metrô de superfície é de até 24 meses.

Com dois eixos, CPA-Aeroporto e Coxipó-Centro, o modal será implantado no canteiro central das avenidas Historiador Rubens de Mendonça, FEB, 15 de Novembro, Tenente-Coronel Duarte (Prainha), Coronel Escolástico e Fernando Correa da Costa. Serão três terminais de integração e 33 estações, que terão uma distância média de 500 a 600 metros entre um ponto e outro.

Com 15 Km de extensão, o trajeto CPA-Aeroporto contará com dois terminais de integração (CPA1 e André Maggi, que terá um elevado ferroviário no Aeroporto Marechal Rondon), 22 estações de transbordo, dois viadutos, três trincheiras e uma ponte. Nesse trecho será feito também a reestruturação do canal da prainha, na região central de Cuiabá.

O eixo Coxipó-Centro terá 7,2 Km de extensão, um terminal de integração (Coxipó), 11 estações de transbordo, três viadutos e duas pontes.

Os terminais terão estacionamento para veículos e bicicletário, ampliando o potencial de mobilidade urbana na Capital e em Várzea Grande. O anteprojeto do VLT prevê que todos os critérios de acessibilidade serão contemplados na elaboração dos projetos básico, executivo e, consequentemente, na execução das obras.





URL Fonte: http://toquedealerta.com.br/noticia/16967/visualizar/