Derrota do Flamengo abate Joel: "acho que está faltando maturidade"
O Flamengo esteve duas vezes à frente do placar, mas cedeu a virada ao Emelec (3 a 2) no fim do jogo e agora depende não só de uma vitória sobre o Lanús, no Engenhão, na rodada final do Grupo 2, como também de um empate do Olímpia com o Emelec, em Assunção. A situação desesperadora na Copa Libertadores desanima o técnico Joel Santana.
Após a partida em Guayaquil, nesta quarta-feira, o comandante assegurou que não teve a intenção de recuar o time ao trocar Deivid, Bottinelli e Muralha por Gustavo, Magal e Luiz Antonio quando o jogo estava 2 a 1 para os cariocas.
"A orientação não era para recuar. As situações que aconteceram hoje (quarta) vêm se repetindo há três jogos. A equipe começa em um padrão de jogo até melhor que o adversário, consegue os gols e vai cedendo terreno. A proposta era marcar a saída de bola e avançar os laterais para evitar as bolas cruzadas, mas aconteceu tudo de novo, tudo que a gente sabia. Explicar o inexplicável é difícil. Tomamos gol sabendo o que ia acontecer, acho que está faltando maturidade", disse.
Joel garantiu que não teme perder o emprego, mas avisou que será preciso mudar "alguns conceitos". Ele preferiu não entrar em detalhes, sob a justificativa de que prefere não falar com a cabeça quente, minutos após as partidas.
"Você coloca vantagem uma vez, coloca outra vez, e nos últimos 12min entrega o jogo. É difícil. Tem que conversar com os jogadores e com a comissão técnica, porque alguma coisa está errada. Nós temos que refazer alguns conceitos".
Já prevendo as dificuldades que terá contra o Lanús, na próxima quinta-feira, às 19h30 (de Brasília), o técnico afirma que nem será preciso solicitar o apoio da torcida. "O time argentino não é fácil. Quando empatamos lá, todo mundo achou que era mamão com açúcar, mas foi o primeiro a se classificar na nossa chave. A torcida do Flamengo jamais abandona, em qualquer situação ela nos acompanha, principalmente no sacrifício. A torcida vai, com certeza".
A delegação da equipe rubro-negra desembarca no Rio de Janeiro nesta quinta-feira e volta suas atenções para o Campeonato Carioca. Líder do Grupo A da Taça Rio, com 15 pontos, o Flamengo tem pela frente o clássico com Vasco, no Engenhão, pela penúltima rodada, sábado, às 18h30 (de Brasília).